O cordel sempre recontou histórias da tradição oral e as lendas de diferentes matrizes. Entretanto, neste sentido, são poucos os trabalhos realizados em relação à África e suas tradições mais remotas. É por este motivo que, para o Dia Mundial do Livro (23 de abril), é apresentado o lançamento Uagadu – Uma odisseia africana, publicado pela SESI-SP Editora e que chega às livrarias neste mês.
Escrito por reconhecidos cordelistas brasileiros, Marco Haurélio e Arlene Holanda, Uagadu destaca quatro contos da África, transformadas em cordel com base em registros oficiais do arqueólogo e importante nome na etnografia alemã, Leo Frobenius, que trazem revelações surpreendentes e provocadoras do povo soninquê, base do Império de Gana.
Histórias de homens em suas buscas, enfrentando seus medos e tendo as forças testadas. São lendas de inimigos que precisam ser vencidos – estes por vezes habitam nosso ser e com ele se confundem.
Contos em cordel que se completam sem perder sua individualidade e força, com textos independentes: A canção de Gassire, O tabele mágico, A grande serpente Bida e Samba Gana, que propiciam ao leitor um maior conhecimento sobre os seres humanos e as odisseias de cada um.
O POVO SONINQUÊ
Este é um livro que tem o fim que cada um espera dele. Voltado principalmente para o público infantojuvenil, é uma leitura inusitada e que descontrói o estereótipo africano. É uma magia perdida e reencontrada como Uagadu, a cidade dos soninquês.
O povo soninquê é de origem mandê. De acordo com as poucas e imprecisas fontes sobre a história da África negra, teria vivido na região que compreendia terras dos atuais países de Nigéria e Gana. Fundou pequenas cidades, que, desde o século IV, sofreram um processo de unificação, provavelmente uma estratégia nas guerras com povo nômades, que acabaram por se mesclar à população nativa. No século VIII, a região já era conhecida como Império de Gana. Antes do advento das invasões de povos oriundo do Magrebe, os soninquês chamavam sua região de Uagadu.
VÍDEO DE LANÇAMENTO Confira o vídeo publicado no Instagram @sesispeditora e saiba mais sobre o lançamento Uagadu – Uma odisseia africana:
|
SERVIÇO:
FICHA TÉCNICA:
Título: Uagadu – Uma odisseia africana
Autores: Marco Haurélio e Arlene Holanda
Editora: SESI-SP Editora
ISBN: 978-85-504-0796-8
Formato: 14 x 20 cm
Páginas: 136
E-ISBN: 978-85-504-0795-1
SOBRE OS AUTORES:
Marco Haurélio desenvolve, desde 2005, um trabalho de recolha, catalogação, classificação e difusão de gêneros da tradição oral brasileira, com destaque para contos e cantos populares. Escritor, professor e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 50 livros publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância. Pela SESI-SP Editora, lançou os livros Tristão e Isolda em cordel e A lenda do Batatão.
Arlene Holanda possui graduação em História, é especialista em Artes Visuais e Metodologias do Ensino de História e tem curso de aperfeiçoamento em História da África. Além de escritora, atua também como produtora cultural, educadora, ilustradora e designer. Escreve em variados gêneros e estilos literários e tem mais de 50 livros publicados.
SOBRE A SESI-SP EDITORA
A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-books, audiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral. Saiba mais em: www.sesispeditora.com.br.