Reconhecido mundialmente como um dos maiores violonistas da atualidade, Fábio Zanon se apresentará em Sorocaba com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba nos dias 13 e 15 de setembro. Além de reger a orquestra, ele fará participação como solista.
Conhecido por sua versatilidade e expressividade, Zanon interpretará obras clássicas que prometem encantar e emocionar a plateia. O músico, cuja carreira internacional inclui apresentações em algumas das salas de concerto mais prestigiadas do mundo, une-se à Orquestra Sinfônica de Sorocaba para uma colaboração que destaca a excelência musical e o compromisso da orquestra em trazer ao público performances de alto nível.
O repertório apresentado contará com a Abertura no. 1, de Osvaldo Lacerda,
a Sinfonia no. 2, conhecida como “Antar”, de Nikolay Rimsky-Korsakov, e o destaque da noite com o Concerto para Violão no. 4, “Concerto à Brasileira”, de Radamés Gnattali. Esta última é uma das obras mais significativas para violão e orquestra no repertório brasileiro. Composto em 1963, esse concerto é um exemplo perfeito da habilidade de Gnattali em mesclar elementos da música erudita com influências da música popular brasileira.
Sobre Fabio Zanon
Vencedor dos maiores concursos internacionais de violão, como o GFA nos EUA, o Francisco Tárrega na Espanha e Alessandria na Itália, Fabio já se apresentou em mais de 50 países, em salas como o Royal Festival Hall em Londres, Philharmonie em Berlim, Sala Tchaikovsky em Moscou e Concertgebouw em Amsterdã, à frente de orquestras como a Filarmônica de Londres, Orquestra Estatal Russa, Berliner Camerata, Orquestra de Câmara de Israel e Sinfônica da Rádio de Dublin. Seu repertório inclui mais de 40 concertos para violão e orquestra, muitos dos quais tocados em estreia mundial. Zanon dedica-se com afinco à música de câmara, em uma enorme variedade de combinações e gêneros.
É autor do livro “Villa-Lobos”. Concebeu e apresentou os programas “A Arte do Violão” e “O Violão Brasileiro”, na Rádio Cultura em São Paulo, e o podcast “Lira”. Fabio é professor e “fellow” (honra que denota alto nível de reconhecimento) da Royal Academy of Music em Londres e coordenador artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em 2022, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.
Sobre a Sinfônica de Sorocaba
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Sorocaba através da Lei Nº 12.808, de 26 de maio de 2023. Comemorando 75 anos de história em 2024, a OSS é uma das orquestras mais antigas do interior paulista e tem grande importância na cultura sorocabana.
Atualmente a orquestra realiza concertos regulares na cidade de Sorocaba e região, recebendo anualmente convidados nacionais e internacionais, além de parcerias como a Fundação Osesp, que permite levar a cultura sorocabana para grandes palcos como a Sala São Paulo, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, entre outros.
Orquestra Sinfônica de Sorocaba
Dias: 13 de setembro (sexta-feira), às 20h, e 15 de setembro (domingo), às 19h, na Sala Fundec.
Valor: R$ 36,00 (inteira) / R$ 18,00 (meia-entrada)
Os ingressos estão disponíveis para compra pelo site fundec.info/OSSAGO ou presencialmente na Fundec de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Telefone: (15) 3233-2220 – Whatsapp: (15) 99669-2817
Contato
Cíntia Salles / E-mail: [email protected]
Instagram: @fundecsorocaba / (15) 3233.2220 / (15) 99669.2817