Quem nunca esqueceu um equipamento ligado sem se dar conta do desperdício de energia? Se antigamente essa consciência dependia das broncas dos pais, hoje a tecnologia permite que os alertas cheguem de maneira mais bem humorada, pelo celular. A inovação, até agora inédita no país, acaba de ser incluída no pacote de serviços da Sun Mobi, empresa de geração compartilhada que fornece energia gerada em usinas solares para clientes que não têm condições de instalar o próprio sistema fotovoltaico.
A iniciativa, combinada ao monitoramento em tempo real do consumo, visa auxiliar os clientes na redução de desperdícios, promovendo um uso de energia mais consciente. “Essas ações, exclusivas dos nossos clientes, possibilitam que o consumidor tenha uma relação mais consciente dos usos da energia. Ao entender o seu comportamento e seu consumo, ele tende a ser mais sustentável. Com isso, também economiza”, afirma Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.
Os alertas são integrados ao aplicativo da empresa, que traz relatórios individuais específicos do cliente, informações sobre as condições de operação das usinas solares e um canal de relacionamento com a empresa, entre outras informações.
A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus clientes. Os que ocupam edificações menores (com gasto de até 1.000 kWh por mês) recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já clientes de maior porte podem verificar o montante usado online em qualquer lugar, via aplicativo.
Enertech pioneira no Brasil, a empresa tem foco na geração de energia solar compartilhada, possibilitando que empresas ou pessoas físicas optem pela fonte sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos próprios telhados: a energia é gerada em usinas instaladas em Araçoiaba da Serra e Porto Feliz (SP) e entregue via a rede de distribuição para consumidores em 27 municípios, na área de concessão da CPFL Piratininga.
O monitoramento do consumo é feito por meio de um sensor instalado no quadro elétrico do imóvel. “Nossa proposta é baseada em dados de pesquisa feita pela Energy Consumer Trust que comprovou que monitorar o próprio consumo permite que se reduza em até 15% a conta de luz. A ideia é que a relação do cliente da Sun Mobi com a energia mude. Queremos nosso cliente como protagonista e não como agente passivo neste processo”, explica Bueno, acrescentando que vários clientes já obtiveram economias ainda mais significativas do que a indicada pela pesquisa.
O aplicativo da Sun Mobi permite o acompanhamento das seguintes informações:
– parcela da cota mensal contratada pelo cliente já utilizada;
– participação da energia solar no total de energia utilizado pelo cliente;
– créditos acumulados (ou seja, parcela da cota do cliente que, por qualquer razão, não pôde ser utilizada num determinado mês);
– emissões de CO2 evitadas graças ao uso de energia solar e equivalência em termos de quilômetros rodados com um veículo a gasolina;
– alertas aos clientes sobre o atingimento da cota mensal, envio de relatórios e variações significativas no consumo diário;
– lembretes para os clientes reduzirem desperdícios e gastarem menos;
– geração de energia das usinas da empresa; e
– canais de atendimento ao cliente.
Sobre a Sun Mobi
Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A Sun Mobi possibilita que empresas ou pessoas físicas optem pela energia solar de maneira simples e prática, sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos próprios telhados. Atualmente a empresa possui usinas que somam 1,4 MWp localizadas em Araçoiaba da Serra e Porto Feliz (SP), e fornece energia diretamente a clientes em 27 municípios do interior e litoral de São Paulo, na área de concessão da CPFL Piratininga. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido. Mais informações em: www.sunmobi.com.br.