Para aqueles que começaram 2019 com objetivo de investir no próprio negócio e até agora não conseguiu concretizar seu sonho, o mercado de franquias em alimentação aparece como uma alternativa eficaz e com rápido retorno de investimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias no 2° trimestre de 2019 teve aumento de 5,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Houve também aumento do número de empregos diretos gerados pelo setor de franquias, de 1.224.987 para 1348.235 no 1° trimestre de 2019.

A receita total de franquias saltou de R$ 163,360 bilhões para R$179,933 bilhões do terceiro trimestre de 2018 ao segundo trimestre de 2019, dos quais R$ 11,546 bilhões foram das franquias de alimentação. Isso representa um crescimento de 5,4% na receita do segmento, a ABF ainda afirma que este é um setor com projeção de crescimento e estável.

Segundo dados do Google Trends, das 10 franquias mais procuradas pelos brasileiros, cinco são de alimentação, seguida pelos cosméticos.

 Os benefícios de ser um franqueado

O franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, do qual o franqueado pode usufruir. Ou seja, isso irá facilitar descontos nos preços, prazos mais longos, pagamentos em condições especiais e no investimento dos ativos fixos – como máquinas, equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade necessária.

O franqueado tem a segurança de marca testada e reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes, já que o modelo franqueado será fruto da experiência do franqueador.

Para descobrir seu perfil, comece fazendo as seguintes perguntas:

– O que eu gosto de fazer?

– Com o que eu já trabalhei?

– Com o que eu gostaria de trabalhar?

– Gosto de lidar com pessoas?

– Quais são meus pontos fortes como potencial empreendedor?

– Qual o valor do investimento que eu tenho disponível para o negócio?

– Em quanto tempo eu espero começar a ter retorno do meu investimento?

– O momento da minha vida é o adequado para fazer esse movimento?

 Pesquise antes de tomar uma decisão

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios realiza uma pesquisa com todos os Franqueados do Brasil para o Guia de Franquias, um ótimo começo para a sua pesquisa sobre a qualidade da franquia.

Na última edição do guia, a Rede de Franquia Salomé Bar figurou entre as melhores franquias do Brasil nomeadas pelo ranking, cuja pesquisa foi realizada pelo Serasa Experian. A marca possui unidades em Campo Grande, Cuiabá, Aracajú, Boa Vista, Manaus, Bragança Paulista, Boituva e Sorocaba; e, ainda neste semestre, será inaugurada uma unidade no estado do Rio de Janeiro e a segunda unidade em Roraima.

O diretor executivo da franquia Salomé Bar, José Marcos Braguin, comenta que é fundamental oferecer suporte aos franqueados para se obter êxito.  “Oferecemos todo o suporte necessário, tais como treinamentos de equipe, aconselhamento e estrutura de negócio. Além disso, nas primeiras semanas da nova unidade, direcionamos uma equipe de especialistas para acompanhar o novo estabelecimento, auxiliando em seus primeiros passos”.

Segundo o Sebrae, as franquias possuem um menor índice de falência. Enquanto 80% das empresas fecham em um período de cinco anos, para as empresas franqueadas, este número cai para 15%. “Financeiramente falando, abrir um negócio é admissão de risco. Mas, a possibilidade de falência de uma franquia é muito menor do que abertura de uma empresa independente. Como empresário, eu aconselho aqueles que estão começando a pensarem nos índices e apostarem em se tornar um franqueado”, recomenda Braguin aos futuros investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here