No dia 29 de maio, em parceria com a Associação de Convivência Novo Tempo, foi realizada pela equipe de Fiscalização Ambiental da Prefeitura, a liberação das 14 aves silvestres resgatadas no dia 28. Segundo o Diretor de Fiscalização Marcelo Silva, após a avaliação constatar que as aves poderiam voltar ao seu habitat natural, 03 Trincas-ferro, 03 coleirinhas, 01 pássaro-preto, 02 pássaros azulão e 05 canários da terra voltaram para a natureza. “Para nós da fiscalização foi muito gratificante proporcionar aos residentes da Associação Novo Tempo, a oportunidade de vivenciar um pouco do nosso trabalho, em colocar novamente os pássaros apreendidos seu habitat natural, sendo exemplos de conscientização para toda cidade Araçoiabana”, afirma.
Para a diretora técnica da associação, Marina Marques, além de um momento emocionante, foi um processo de inclusão. “Estamos satisfeitos em poder participar desse momento. Um momento de liberdade e união. Perguntei a um dos residentes o que achou e ele me respondeu: ‘Os pássaros assim como nós seres humanos precisam estar livres’. Me fez refletir como uma analogia, que assim como eles, morando na associação de convivência, morando com um grupo de deficientes intelectuais, se reconhecem quanto indivíduos, são respeitados quanto indivíduos e cada um com a sua liberdade”, declara.
De acordo com o biólogo e fiscal, Paulo Yamaguchi, os produtos apreendidos como gaiolas e alçapões, por se tratarem de objetos que podem ocasionar em novas infrações, tem por procedimento de praxe a destruição dos objetos, mas desta vez receberão um destino diferente. “Como a lei nos permite realizar doações com outras finalidades, para associações ou outras entidades, optamos por abraçar um projeto junto à Associação Novo Tempo. Onde os objetos serão transformados em artesanatos, tendo uma finalidade educativa e socioambiental”, explica Paulo.
As gaiolas após serem abertas, estão sendo confeccionadas para receberem plantas e posteriormente serão utilizadas para decoração do espaço da associação.