O Procon-SP incluiu nesta última semana 28 novas URLs em sua lista “Evite Esses Sites”. O órgão recebeu reclamações contra esses sites por irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente pela falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor, e não obteve resposta dos mesmos para a solução do problema. Essas empresas foram objeto de monitoramento através de envio de e-mails e ligações telefônicas por parte do Procon-SP, solicitando dados cadastrais ou solução das reclamações apresentadas pelos consumidores. Como não houve manifestação por parte dos responsáveis pelos sites nos e-mails e as ligações foram infrutíferas, eles foram incluídos na lista.
A Lista “Evite Esses Sites”
Criada em 2011 com o objetivo de alertar os consumidores contra empresas de comércio eletrônico que infringem os direitos do consumidor, a lista “Evite esses sites” possui atualmente 91 sites cadastrados. As empresas que compõem a lista são fornecedores que tiveram reclamações registradas no Procon-SP, foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas, inclusive em rastreamentos feitos nos bancos de dados de órgãos como Junta Comercial e Receita Federal, por exemplo, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processo administrativo. Também compõem a lista sites criados exclusivamente para enganar o consumidor, que não realizam comércio eletrônico de produtos e serviços. Consulte aqui a lista.
Além de consultar a lista, o Procon-SP orienta que o consumidor também deve, antes de adquirir qualquer produto ou serviço on-line:
– Procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail) e conferir se essas informações estão corretas;
– Preferir fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares;
– Desconfiar de ofertas vantajosas demais;
– Não comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário, depósito direto em conta corrente ou transferência via PIX;
– Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
– Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).