A sensibilidade nos dentes é uma condição frequente que causa desconforto e dor ao consumir alimentos e bebidas quentes, frias, doces ou ácidas. Segundo especialistas, há vários fatores que podem causá-la, mas um deles chama atenção: as doenças na gengiva. De acordo com um estudo da Ipsos, de 2021, 49% das pessoas que sofrem com os incômodos por sensibilidade nos dentes também têm algum tipo de problema gengival.
De acordo com Natállia Moura – dentista e Gerente Nacional de Detailing Colgate, “a retração gengival é a perda de tecido próxima à raiz dos dentes, este encurtamento do tecido causa a exposição da raiz e dos túbulos dentinários. Além da alteração estética, também ocorre exposição de áreas sensíveis, levando à dor e incômodo”.
Outra doença gengival que pode causar sensibilidade nos dentes é a inflamação. “Ela pode aparecer até mesmo antes da retração. A principal causa é o acúmulo de placa bacteriana, já que costuma se acumular exatamente na linha da gengiva. “Uma boa higiene oral, com escovação adequada, uso de fio dental e enxaguantes bucais pode evitar esse problema e, desta forma, prevenir um quadro mais grave que leve inflamação gengival, retração gengival e à sensibilidade dentinária”, afirma a profissional.
O mesmo estudo apontou ainda que a vergonha e falta de informações adequadas atrasam o tratamento correto desde o primeiro sintoma. No mercado, há produtos de alta tecnologia que permitem um tratamento eficaz desse tipo de condição em casa mesmo. A tecnologia combinada da arginina com duplo zinco, por exemplo, consegue agir bloqueando os túbulos que levam ao centro do dente, para alívio da sensibilidade, e também protegendo as gengivas.
Para Natállia Moura, “gengivas e sensibilidade estão muito conectadas mas ainda geram confusão nos pacientes, por isso é preciso se informar, e buscar um profissional dentista que esteja preparado para indicar os melhores tratamentos. Quanto mais informação o paciente tiver, maior é a percepção que ele terá dos cuidados bucais e quais produtos escolher para cuidar dos dentes adequadamente”.
Produto inovador contra sensibilidade nos dentes
O creme dental Sensitive Pro Alívio Imediato Gengivas, da Colgate, tem uma poderosa tecnologia com arginina e duplo zinco que protege as gengivas e proporciona um alívio da sensibilidade duas vezes mais rápido – se comparado com cremes dentais de nitrato de potássio – para os dentes sensíveis, além de prevenir problemas na gengiva. “O uso contínuo é essencial e faz toda a diferença para o resultado. Uma dica é aplicar o creme dental diretamente onde incomoda, massageando por um minuto em cada ponto . Usar produtos recomendados e com eficácia comprovada deve fazer parte da rotina de cuidados de quem tem sensibilidade nos dentes e pode aliviar os desconfortos no dia a dia”, afirma a dentista.
Sobre a Colgate-Palmolive
A Colgate-Palmolive foi fundada em 1806 por William Colgate. Há 95 anos em solo brasileiro, a companhia tem como missão reimaginar um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida. A empresa oferece uma linha completa de produtos em Higiene Oral (Colgate, Sorriso, Tandy, elmex® e Prevent), Higiene Pessoal (Palmolive, Protex e Darling), Cuidado da Casa (Ajax, Pinho Sol e Ola) e Nutrição Animal (Hills). Acreditamos que as pessoas merecem um futuro com motivos para sorrir e, para isso, atuamos em projetos educacionais como o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já beneficiou mais de 73 milhões de adultos e crianças no Brasil, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Atualmente, a Colgate-Palmolive conta com mais de 3.3 mil funcionários no Brasil, com fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo (SP).