O incêndio que ocorreu dia (3) de setembro no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, comoveu toda a população brasileira.
Em Araçoiaba da Serra, não foi diferente, a preocupação sensibilizou moradores e fundadores da ONG Núcleo Histórico de Preservação Cultural (NHPC), a respeito do nosso Museu Municipal José Pinto. A convite do presidente da ONG, senhor Deocrécio Wincler, o jornal Araçoiaba da Serra.com.br esteve presente no sábado dia (8) e acompanhou a visita junto com o bombeiro civil Claudinei Amado.
Pudemos presenciar a dimensão da riqueza histórica do nosso município, alocado neste museu, uma delas segundo Deocrécio era a baixela usada por Dom Pedro II, quando Araçoiaba era ainda Campo Largo de Sorocaba, por volta de 1815, por segurança do valor inestimável, não fica exposto no museu. Emocionado Deocrécio destaca a importância em manter a preservação do prédio municipal, cita Deocrécio “Este prédio tem muita história! Aqui já foi paço municipal, eu recebia meus pagamentos aqui, isso na década de 60”.
O prédio apresenta rachaduras, segundo a avaliação técnica feita pelo bombeiro civil Claudinei Amado, relata que foi devido a explosão ocorrida no antigo terminal do banco que ficava ao lado do museu. “É necessário fazer uma restauração do prédio, tais como, manutenção elétrica, circulação de ar. O mesmo enfatiza que também solicitou ao departamento de obras da prefeitura para que faça uma melhor avaliação”. Finaliza.
O que diz a prefeitura sobre a recuperação do prédio do Museu municipal:
A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informa por meio da Diretoria de Turismo que foram iniciadas as tratativas junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para a elaboração do projeto de reforma do Museu de Araçoiaba da Serra. A previsão é para que os recursos do MIT – Município de Interesse Turístico seja utilizada. O projeto está em tramitação aguardando aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp.