Mulheres e suas histórias de superação inspiram coleção de moda com materiais sustentáveis

As musas inspiradoras também serão as modelos da campanha

0
425

Em um ano tão difícil como 2021, mulheres que se encontravam em situações de extrema vulnerabilidade social junto a um grupo de apoiadores, conseguiram transformar suas dificuldades e histórias em inspiração para realizar um evento de economia criativa, do qual surgiu uma coleção de moda com materiais sustentáveis.

O Instituto Empodera foi a organização responsável pela elaboração do projeto Expedições Criativas, o qual proporcionou quatro dias de encontros virtuais com a participação de diversos profissionais da moda e do designer, os quais ministraram palestras e oficinas de upcycling, customização, moda circular e modular, tingimento natural e extração de pigmentos, confecção com biomateriais e eletrônicos aplicados aos têxteis.

Além dessas atividades, os participantes também puderam conhecer outro projeto do instituto e as histórias das mulheres que fazem parte do Conexão Musas. Este projeto realiza atividades nas cidades de Sorocaba, Campinas, São Paulo, São José dos Campos e Tapiraí, junto a 70 mulheres que se encontravam em situações adversas, como ex usuárias abusivas de drogas, trans, indígenas, vítimas de violência sexual e demais situações de vulnerabilidade.

As principais atividades realizadas com essas mulheres são a costura, o artesanato e a produção de bijuterias.

“O projeto visa unir mulheres e seus saberes manuais para que assim, elas superem as diferentes situações de vulnerabilidade e ressignifiquem as suas histórias, além de ganharem autonomia financeira. Não apoiamos apenas a transformação das histórias dessas mulheres, mas também, a transformação de materiais. Empoderamos mulheres e tornamos os produtos mais sustentáveis”, diz Raquel Barros, coordenadora do Expedições Criativas e diretora do Instituto Empodera, sobre o projeto.

Os produtos elaborados por essas mulheres são vendidos na loja física, situada na cidade de Sorocaba no Shopping Cianê, e na loja virtual do projeto. A renda é destinada às musas, como são chamadas carinhosamente as mulheres que integram o projeto.

“Eu acho que tem que correr atrás do que se quer! Só da gente estar aqui como um coletivo de trans, indígenas e mulheres que costuram para gerar a sua própria renda é mais uma maneira de provar que somos diferentes. Tem pessoas que olham para mim quando eu falo que trabalho perto da Luz e acham que eu faço programa. E quando eu digo: Não! Eu trabalho em uma oficina de costura, elas ficam chocadas”, conta Joh Bittencourt, uma mulher trans que se encontravam em situação de rua e hoje é uma das costureiras do projeto Conexão Musas e do Coletivo Tem Sentimento, na cidade de São Paulo.

Durante o evento Expedições criativas as histórias das musas foram a inspiração dos participantes para criarem novos produtos. Do evento nasceu uma coleção de moda que será lançada nesta segunda-feira (24), pela plataforma Zoom com transmissão ao vivo pelo Youtube, às 18h, por meio de um Fashion Vídeo estrelado pelas próprias musas.

“Esse projeto mudou a minha vida. A importância desse tipo de trabalho é mostrar que somos capazes, que temos talentos. Sou feliz em mostrar para as mulheres meu trabalho e as incentivar a ter sua própria renda e como é importante ser independente”, diz Jocemara Rocha, que participa do Conexão Musas em Sorocaba. Com 27 anos, hoje ela atua como costureira.

A coleção é composta por macacões, quimonos, batas, bolsas, bijuterias e tecidos estampados. Cada produto foi inspirado em uma musa, por exemplo, os tecidos estampados com os desenhos das musas indígenas.

A Raquel Barros, comenta a sua satisfação em finalizar esse projeto com tanto sucesso.

“Se elas foram a inspiração, não poderiam deixar de ser também as musas da campanha. Elas estão brilhando, o Fashion Vídeo está lindo. São mulheres reais, belezas reais e que trazem a sua força para dar vida a essas peças. Temos muito orgulho do que foi construído, essa coleção está imperdível!”, comenta Raquel.

Para acompanhar o lançamento basta acessar o link: https://us02web.zoom.us/j/84370425579?pwd=VE9EWDYvT1pPbWtmcmhyQ3pSM3BGZz09 ou assista a transmissão ao vivo que acontece no canal do Youtube do Instituto Empodera: https://www.youtube.com/channel/UCpGpoWTZBLm4GXaR9_vqOig.

Em breve a coleção estará disponível para venda pela loja física do projeto, situada no Shopping Cianê em Sorocaba e pela loja virtual: https://www.institutoempodera.org.br/shop.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here