Na manhã desta quinta-feira (6), motoristas da capital de São Paulo fizeram fila em frente a um posto de combustível localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros. Cerca de 5 mil litros de gasolina foram vendidos sem impostos a preço de R$3,65. No total, mais de 250 veículos foram abastecidos.
Antes desta quinta-feira, o litro de gasolina na capital estava sendo vendido na faixa de R$5,63. Sem a cobrança de impostos a economia chega a R$1,98. A ação aconteceu das 8h às 12h no Posto de Gasolina Ale (Go Petro).
A iniciativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDL-SP), oferece aos consumidores uma oportunidade para adquirir produtos e serviços sem a carga tributária. Descontos de até 70% foram disponibilizados em uma variedade de itens em todo país. Importante destacar que atualmente o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias no mundo, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
“Cada vez mais os brasileiros estão cientes do impacto dos impostos em seu custo de vida. Infelizmente, esse ônus recai diretamente sobre eles. A campanha do Dia Livre de Impostos, há 18 anos em vigor, visa elucidar esse panorama. É importante que o consumidor entenda que os tributos não são apenas um custo para as empresas, mas acabam refletindo nos preços finais dos produtos, afetando diretamente o bolso dos brasileiros”, comenta o presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Paulo, Maurício Stainoff.
Chop sem imposto
Na Vila Olímpia, os amantes de chopp também terão desconto. A bebida será comercializada por apenas R$7,02 na hamburgueria Sliders. A ação acontecerá das 18h às 21h. Além disso, a Cervejaria Dogma – unidades Itaim Bibi, Tamboré, Jardins e Santa Cecília – oferecerá desconto nas bebidas. A ação acontecerá das 17h às 0h.
A ação conta com a participação de diversos setores comerciais, desde as tradicionais lojas de rua até os grandes shopping centers, passando por restaurantes e prestadores de serviços. Grandes marcas como Drogarias Araujo, Lojas Rede e Casas Bahia também se engajaram na iniciativa.