É do virtuoso cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento que a historiadora, clarinetista e musicóloga Fernanda Marques trata neste cuidadoso livro.
O foco não é biográfico, ainda que a vida de Bituca faça parte dos alicerces deste trabalho. O centro das atenções da autora é o compositor, entendido num recorte específico que envolve a música popular, a cultura e a política da nossa região cultural, em que Brasil e Milton Nascimento se inserem de modo especial nas décadas de 1960 e 1970.
Milton Nascimento é um dos notáveis e reverenciados artistas da música popular. Para entender sua trajetória latino-americana, a autora propõe uma simbólica rota ferroviária, com diversas paragens, representadas pelos discos do compositor, visitando neles tematicamente sonoridades e textos que marcam alguns dos múltiplos percursos artísticos do compositor e de seus diversos parceiros. São os “mil-tons” de Milton, conforme o título de um dos seus discos.
Milton (1970), Clube da Esquina (1972), Milagre dos Peixes (1973), Minas (1975), Geraes (1976) e Clube da Esquina 2 (1978) são as estações percorridas pela autora. Em cada parada, o livro traz histórias, anedotas e processos criativos de Milton e de seus companheiros de viagens pelo continente musical latino-americano. Milton nunca está sozinho, e essa é uma das características deste livro: como o gênio individual dialogou e construiu com outros gênios musicais do período. São inúmeros, mas vamos citar apenas alguns nomes aqui: Lô Borges, Fernando Brandt, Grupo Agua, Mercedes Sosa etc.
Este mergulho de Fernanda Paulo Marques na cena musical latino-americana dos anos de 1970 é inédito. Realizado de forma sistematizada, traz uma dádiva para fãs de Milton e de desses músicos rebeldes, inventivos e colaborativos que nos encantam há décadas.
Sobre a autora:
Fernanda Paulo Marques se formou em história pela UNISO, é especialista em Gestão de Projetos Culturais e mestra em Artes pela USP. Sua trajetória musical se iniciou no Conservatório de Tatuí, no curso de clarinete erudito e popular. A autora teve experiências de prática musical em banda sinfônica, choro e seresta, tocando em diferentes grupos no interior de São Paulo. Se dedica a pesquisas de diferentes campos de estudo, como a música brasileira, música latino-americana e caribenha, culturas tradicionais e raça na América Latina e Caribe.
Lançamento:
Data: Sábado, 07 de outubro, 16 horas
Local: Museu Municipal José Pinto, Praça Coronel Almeida, centro – Araçoiaba da Serra/SP
Como adquirir:
Livro: Milton Nascimento nos trilhos da
América Latina
ISBN: 978-65-5966-192-3
Autor: Fernanda Paulo Marques
Páginas: 254
Preço: R$ 78,00
Editora: Alameda
Ano de publicação: 2023
Milton Nascimento nos trilhos da América Latina, de Fernanda Paulo Marques (alamedaeditorial.com.br)