Julho Turquesa alerta para a prevenção da Síndrome do Olho Seco

Diagnóstico precoce e tratamentos avançados ajudam a prevenir e combater os efeitos dessa condição que afeta um número crescente de pessoas em todo o mundo.

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No mês de julho, a campanha Julho Turquesa tem como objetivo esclarecer e sensibilizar a população sobre os cuidados preventivos relacionados à Síndrome do Olho Seco, uma condição que afeta uma parcela significativa da sociedade.

Estudos científicos demonstram que a prevalência da Síndrome do Olho Seco na população geral é próxima de 20%, indicando que muitas pessoas apresentam algum tipo de sintoma ou sinal dessa condição.

Os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco incluem ardência, desconforto, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, flutuação da visão e dor ocular. Segundo o Dr. André Jerez, médico oftalmologista responsável pelo Departamento de Olho Seco do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), a intensidade e a frequência dos sintomas estão relacionadas ao tipo e à gravidade da condição.

A Síndrome do Olho Seco é uma condição multifatorial, influenciada por diversos fatores, como envelhecimento, menopausa, uso excessivo de telas, exposição ambiental, doenças do tecido conectivo, medicamentos e disfunção das glândulas de Meibomius. O tratamento para a Síndrome do Olho Seco depende das suas causas e da gravidade da doença. Em geral, envolve modificações no ambiente e comportamento, tratamento medicamentoso, terapia térmica nas glândulas de Meibomius, suplementos nutricionais, procedimentos cirúrgicos e dispositivos, como a luz intensa pulsada e adaptação de lentes de contato esclerais.

Com o aumento do uso de telas digitais e dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, tem-se observado um crescimento na incidência de olho seco. O uso prolongado desses dispositivos está associado a uma redução na frequência de piscar, aumento do piscar incompleto e estímulo das terminações nervosas por diferentes comprimentos e fontes de luz. Para reduzir a influência dos dispositivos eletrônicos na Síndrome do Olho Seco, são necessárias condutas como redução do tempo de uso diário, pausas frequentes e a aplicação da regra 20/20/20 (a cada 20 minutos de trabalho, parar por 20 segundos, olhar para um objeto distante e piscar 20 vezes), além de ajustes ergonômicos no ambiente de trabalho.

A campanha Julho Turquesa busca não apenas informar, mas também promover medidas preventivas e tratamentos adequados, combatendo a incidência e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela Síndrome do Olho Seco.

O Banco de Olhos de Sorocaba está localizado na Praça Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

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