Dois filhotes de arara-azul-de-lear nasceram no Centro de Conservação da Fauna Silvestre, em Araçoiaba da Serra (SP). Os filhotes são do casal Lindsay e Francês, que foi resgatado durante uma apreensão de tráfico de animais.
Segundo a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, os dois nasceram no fim de dezembro, entre os dias 23 e 25, sendo um marco para a conservação da espécie.
Ainda de acordo com a Fundação, essa espécie de arara é exclusivamente brasileira, ocorre no bioma Caatinga do estado da Bahia e encontra-se na categoria “Em Perigo (EN)” na lista nacional da fauna ameaçada de extinção e também na International Union for Conservation of Nature (IUCN), com população em natureza estimada em 1.700 indivíduos.
Após décadas dedicadas ao aprimoramento do manejo, somente em 2015 o Zoológico de São Paulo conseguiu alcançar o sucesso reprodutivo, registrando o primeiro nascimento de arara-azul-de-lear em instituição brasileira, permanecendo até então, como a única a reproduzir a espécie no país.
Ao todo, 23 araras já nasceram na Fundação Zoológico e destas, 9 são do casal reprodutor que vive no CECFau, a “Lindsay e o Francês”.