A partir desta segunda-feira (19) até 25 de abril, acontece o Fashion Revolution 2021, um movimento global presente em 100 países, que tem como objetivo incentivar a sustentabilidade e a ética na indústria da moda por meio da conscientização, mobilização e educação.
Desde 2019 o movimento chegou até a Sorocaba e neste ano irá realizar ações junto a Universidade de Sorocaba, brechozeiras locais e especialistas do ramo da moda e da sustentabilidade.
De acordo com Sofia Coelho Moreira, engenheira, mestre em Ciências Ambientais e representante do Fashion Revolution Brasil- polo de Sorocaba, o foco do evento este ano é a interconexão da moda com a natureza e os direitos humanos. “Estamos conectados e precisamos revolucionar a forma como enxergamos e nos relacionamos, tanto individualmente com a natureza, quanto coletivo, considerando tudo o que envolve a cadeia produtiva da moda, incluindo a natureza, pois o recurso da moda é a natureza”, diz Sofia.
Para ilustrar esta nova forma de consumo e economia circular, o evento terá como painelista, Elenita Oliveira, uma brechozeira e catadora de recicláveis da cidade de Itapecerica da Serra, que abriu um brechó de roupas, utensílios domésticos, móveis e demais objetos os quais coleta ou recebe de doação.
Também participará do evento a sorocabana Adriana Stephanie da Silva, designer de moda, pós graduada em história da arte e curadora do Arte Brechó, que tem como principal característica trazer arte para a customização de suas peças. Serão 4 painelistas brechozeiras no dia 23 (sexta-feira), no painel “É mais que um brechó”, as quais possuem diferentes estilos e causas.
Outro painel que traz uma temática atual, acontece no dia 22 (quinta-feira), “O verdadeiro padrão de beleza é a diversidade”, o objetivo é trazer reflexões sobre como os padrões de beleza ao longo da história foram sendo criados, assim como, a construção e desconstrução dos estereótipos.
“Eu espero que pessoas de diversas faixas etárias possam participar, buscamos a pluralidade para uma troca mais ampla. Uma pessoa que participar para nós já será um ganho, uma pessoa que parar para refletir, já é uma conquista! Atualmente, somos poucos, mas seremos constantes”, comenta Sofia sobre o público alvo.
Para participar não é preciso se inscrever, basta entrar no site: https://semanafashionrevolution.com.br/, conferir o mapa de ações e participar. Neste site é possível encontrar a programação de todo o Brasil.
Programação de Sorocaba:
Dia 19/04
Horário: Às 19h00
Painel: Novas tecnologias e materiais têxteis sustentáveis- Em uma roda de conversa, instigamos os estudantes, pesquisadores e interessados a debaterem sobre as tecnologias mais recentes que se propõem a ter um menor impacto ambiental. A ideia é explorar alguns exemplos, percebendo a viabilidade destes materiais dentro a indústria da moda e vestuário
Convidados: Aymê Okasaki, mestra e bacharela em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo – USP e professora na Uniso.
Dia 22/04
Horário: Às 18h00
Painel: “O verdadeiro padrão de beleza é a diversidade”, o objetivo é trazer reflexões sobre como os padrões de beleza ao longo da história foram sendo criados e quais estereótipos atuais ainda precisam ser discutidos e quebrados.
Convidados: Embaixadores e Representante FR Sorocaba
Link de acesso: https://us05web.zoom.us/j/82884153531?pwd=QlU3c2JNd0hqUVFtVmxoMDJHcEoyUT09
(ID da reunião: 828 8415 3531, se pedir senha: yRPQ76 )
Dia 23/04
Horário: Às 17h00
Painel: “É mais que um brechó”, roda da conversa com brechozeiras de Sorocaba e Itapecerica da Serra, que fazem dos seus brechós mais que um espaço de venda de artigos de moda, cada brechó traz diferentes essências em seu DNA como: a arte, a ancestralidade afro, a reciclagem e a superação com problemas de fala.
Convidados: Adriana Stephanie, desiger de Moda pela Belas Artes e Gestora em logística pela Fatec, pós-graduanda em História da Arte e Teoria Crítica, trabalha com upcycling e a curadoria do @artebrechoo, Ebomy Rose Ty Osun, realiza estudos com danças dentro da religião Candomblé Ketu nas linguagens de dança afro, estuda o idioma Yoruba e seus cânticos há mais de dez anos, curadora do brechó @pingodeourobrecho2311, Elenita Rodrigues, catadora de materiais recicláveis e administradora do Breshop, Isabela Moreira, engenheira ambiental pela UNESP Sorocaba e curadora no brechó @koe_brecho.
Link de acesso: https://zoom.us/j/97139952062?pwd=cVhKZkZLQ0VHeXlZRmsrZkVzNFB4UT09
(ID da reunião: 971 3995 2062 se pedir senha é: 4mCw7F)