Divulgação.

A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em São Paulo, o Ministério da Cidadania, e Instituto CCR apresentam o FotoItinerante. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece durante o mês de junho.

ALFABETIZAÇÃO DO OLHAR

Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos de escolas das cidades de Embu das Artes, Santana do Parnaíba, Votorantim, Osasco, São Roque, Araçoiaba da Serra e Cotia – municípios sob influência do Sistema Castello-Raposo, administrado pela CCR ViaOeste – recebem todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde poderão aprender técnicas de luz e enquadramento e conhecer a história de fotografia.

Além disso, os alunos recebem atividades para fotografar a partir do tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano.

“Aos poucos, os alunos estão se adaptando para a novos formatos de aula. Sugerir uma atividade diferente, divertida, e ao mesmo tempo segura (por ser no formato online) pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado destes participantes”, comenta Andreza Portela, coordenadora do projeto. Mesmo com atividades remotas, a equipe do projeto acompanha diariamente a evolução dos alunos participantes.

EXPOSIÇÃO: OLHARES COMPARTILHADOS

No final das atividades, as fotografias realizadas pelos alunos se transformarão em pequenas exposições: um caminhão da ONG, adaptado com tecnologias de fotografia e de impressão, levará os ensaios até as escolas dos participantes de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.

Serviço:

Escolas participantes (a partir de 14/06):

  • Araçoiaba da Serra: EMEF Alcebíades Leonel Machado

Endereço: R. Lourdes Dias de Barros, 100, Araçoiaba da Serra – SP, 18190-000

 

  • Sorocaba: Escola Brigadeiro Tobias

Endereço: R. Azevedo Figueiredo, 214, Sorocaba – SP

  • Osasco: EMEIF Messias Gonçalves da Silva,

Endereço: R. Eugênio Pacelli, 1015 – Santa Maria, Osasco – SP, 06149-214

EMEIEF Zuleika Gonçalves Mendes

Endereço: Estr. das Rosas, 949 – Recanto das Rosas, Osasco – SP, 06150-350

  • Embu: EM Prof Paulo Freire

Endereço: Estr. de Itapecerica Campo Limpo, 1904 – Jardim Santa Emília, Embu das Artes – SP, 06820-415

EM Profa Valdelice Aparecida Medeiros Prass

Endereço: Av. Aimara, 920 – Parque Pirajussara, Embu das Artes – SP, 06815-435

  • São Roque: EMEF Barão de Piratininga

Endereço: R. José Henrique da Costa, 252 – Jardim Bela Vista, São Roque – SP, 18134-190

EMEF Maria José Ferraz Schoenacker

Endereço: R. das Laranjeiras, 3 – Jardim Guacu I, São Roque – SP, 18132-500

  • Santana de Parnaíba: Colégio Municipal Dr. Paulo Octávio Botelho

Endereço: Av. Fortunato Camargo, N.2000 – Cidade de São Pedro, Santana de Parnaíba – SP, 06535-020

  • Cotia: EM Jardim do Engenho.

Endereço: R. das Doninhas, 14 – Jardim do Engenho, Cotia – SP, 06711-410

Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br .

 

ImageMagica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here