As articulações são estruturas complexas que conectam os ossos e permitem a movimentação do corpo. No entanto, durante o inverno, muitas pessoas relatam sentir dores e rigidez nessas regiões, como joelhos, ombros, mãos e quadris. Mas qual é a relação entre o frio e essas dores?
“As causas são muito variadas e relacionadas, desde as patologias do próprio paciente ao comprometimento de outras estruturas fora das articulações (músculos, tendões, ligamentos), que podem aumentar a sensibilidade do paciente exacerbando os sintomas dolorosos”, explica a Dra. Heloisa Loebmann, médica reumatologista do Hospital Evangélico de Sorocaba.
Ou seja, uma das razões para o incômodo é que com a diminuição das temperaturas, os músculos tendem a se contrair, aumentando a pressão sobre as articulações e, consequentemente, causando desconforto. Além disso, a circulação sanguínea pode ser reduzida, diminuindo a nutrição e oxigenação das estruturas articulares.
O sedentarismo típico do inverno também pode contribuir para o aparecimento ou agravamento das dores nas juntas. Manter-se ativo é fundamental para a saúde das articulações, pois exercícios regulares fortalecem os músculos e ajudam a manter a flexibilidade, reduzindo o impacto dessas partes do corpo com as baixas temperaturas. No entanto, Heloisa chama atenção para alguns cuidados que a pessoa deve ter na prática de exercícios físicos.
“A dor é sempre um sinal de alerta de lesão em alguma estrutura. Então, recomendamos que não extrapole os seus limites e sempre realize um aquecimento leve e alongamento antes da prática da atividade física proposta, além de intercalar os treinos evitando treinar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos”, comenta.
Dicas para aliviar as dores articulares no frio:
A adoção de algumas medidas pode amenizar os sintomas na época mais fria do ano. “O uso de vestimenta adequada, incluindo, além de blusas e calças compridas, luvas. Se possível, faça atividade física em um local protegido de grandes variações de temperatura”, aconselha a reumatologista. Além de se agasalhar bem, existem outras medidas que ajudam a evitar o incômodo no inverno.
Uma dieta saudável e balanceada também pode contribuir para o alívio das dores articulares. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes de água fria, nozes e sementes, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir as inflamações.
“O estilo de vida ativo, uma dieta saudável e atividade física fazem parte das recomendações para tratamento das patologias articulares e não articulares. Assim, sua manutenção no frio ajuda na redução das exacerbações dolorosas associadas às patologias articulares”, enfatiza Heloisa.
Além de adotar uma vida saudável, as terapias complementares, como fisioterapia, acupuntura, aromaterapia, ozonioterapia, por exemplo, são geralmente recomendadas tanto para suavizar a dor relacionada ao tempo frio, como para tratar a maioria das patologias relacionadas às dores articulares. O objetivo é fortalecer as estruturas complementares das articulações minimizando suas lesões e aumentando o limiar doloroso do paciente, que é quando uma pessoa passa a ter a percepção e sensação dolorosa.
Os analgésicos de venda livre são eficazes no tratamento com a dose adequada, mas devem ser orientados por um médico. A reumatologista alerta que se aparecer algum sintoma que compromete a qualidade de vida é a hora de procurar um especialista.
“No momento em que há um comprometimento da qualidade de vida e dificuldade nas atividades de vida diária o médico deve ser consultado”, diz.
Heloisa comenta que não há relação causal definida entre o frio e doenças como a artrite reumatoide ou artrose, mas os pacientes se queixam de mais dor nessa época do ano. Por isso, é importante se prevenir para evitar o incômodo.
“A prevenção é o melhor remédio. Manter se ativo fisicamente e no peso adequado reduz o aparecimento não só de inúmeras patologias articulares como também não articulares”, completa.
Sobre o Hospital Evangélico
O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) surgiu em 1935, sendo considerado um dos mais tradicionais e acolhedores de Sorocaba. O HES conta, hoje, com Pronto Atendimento Adulto ágil em várias áreas, inclusive Ortopedia e Oncologia. Possui ambulatório médico em diversas áreas de especialidades, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva (UTI). Junto com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o HES compõe hub de serviços em saúde da Hospital Care para a região.