Oficialmente o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, mas a atenção do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) com as mulheres é constante, tanto que inúmeras ações têm sido desenvolvidas no sentido de dar voz e fomentar a participação feminina na área técnica, contribuindo com a sociedade para desmistificar esse conceito de que somente homens podem trabalhar com edificações, eletrotécnica, mecânica e tantas outras modalidades. Atualmente, o que se observa é que as mulheres têm rompido paradigmas e conquistado cada vez seu espaço em áreas até então consideradas predominantemente masculinas.

Uma das atividades do conselho que têm a mulher técnica como foco das atenções é a continuidade do Grupo de Trabalho para Valorização Profissional da Mulher, aprovado em plenária e tendo como integrantes as conselheiras Monique Fernanda Xavier e Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio; Margarete dos Santos, diretora da ETEC de Rio Grande da Serra; e Lucília Guerra, diretora do Centro de Capacitação Técnica (CETEC) do Centro Paula Souza (CPS). “Desde criança eu adorava desenhar e ao ver uma placa com o nome do responsável, disse à minha mãe: ‘um dia eu quero uma placa dessas com meu nome’”, relatou oportunamente Monique Fernanda Xavier, coordenadora do referido grupo que tem, entre seus objetivos, “seguir com o desenvolvimento de ações que tragam visibilidade à sociedade, buscando diminuir os obstáculos as mulheres no mercado de trabalho, o preconceito e contribuir com o aumento de oportunidades de trabalho para mulheres em carreiras técnicas; promover debates e ações práticas voltadas à valorização profissional da mulher e inserção no mercado de trabalho em igualdade de condições; e contribuir para o fomento e incentivo ao aumento da participação feminina em carreiras técnicas; estudar mecanismos, junto às escolas técnicas, para aumentar a busca de cursos técnicos por mulheres”.

 

Perfil da mulher técnica – Concomitantemente às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o CRT-SP está lançando, com o apoio do CPS, uma pesquisa online inédita com o propósito de mapear o perfil da mulher técnica, bem como traçar metas e estratégias voltadas à valorização da profissão e geração de mais oportunidades de serviço e recolocação profissional.

São perguntas direcionadas, como a atual situação no mercado de trabalho; as diferenças de oportunidades oferecidas a homens e mulheres; situações já vivenciadas em ambientes de trabalho técnico; entre outras.

Todos os dados serão devidamente preservados, em observância à Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) –, com o CRT-SP se responsabilizando plenamente pelas informações coletadas e tratadas em seu âmbito interno.

A ideia é que as informações apuradas sirvam de subsídios para o lançamento do livro “O Perfil da Mulher Técnica”, programado para setembro de 2022, justamente para incentivar que cada vez mais as mulheres se interessem por profissões técnicas

Clique aqui para participar da pesquisa e contribuir com a valorização da sua profissão.

O CRT-SP parabeniza todas as mulheres por esse dia tão importante da agenda internacional, mas com uma observação para reflexão: as mulheres devem ser enaltecidas diariamente, e não apenas em 8 de março.

Curso ELAS Descomplicam o Empreendedorismo – Não perca a oportunidade de participar do ELAS Descomplicam o Empreendedorismo, curso integrante do Programa Empreenda CRT, resultado de uma parceria entre o CRT-SP e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP).

São 20 horas, em modalidade presencial, que acontece nas dependências do escritório regional do SEBRAE-SP, localizado na Rua 24 de Maio, centro da capital paulista, de 21 a 25 de março da 18 às 22 horas. As inscrições vão até o dia 17 de março e as vagas são limitadas. Inscreva-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here