Medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners .co, em parceria com a Hibou – empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, recebeu 1.056 respostas para a edição do Pulso de Dia dos Namorados, que compreende as necessidades e escolhas dos consumidores na data.
A comemoração ficou bem dividida em 29% optando por um jantar ou momento produzido em casa, 28% sair para jantar, 12% comemorar em casa com uma boa bebida, 5% viajar, 4% comemorar em um hotel ou motel, 1% mandar entregar flores ou presentes. A videochamada não foi considerada por nenhum dos entrevistados. Ao serem perguntados sobre o significado da data, 40% optaram por apenas dizer que é uma data comercial. Para 22% é um motivo para comemorar a relação, 18% é uma celebração do amor, 14% vê como um momento de olhar para o outro e curtir o dia e 3% citaram que é um dia para ganhar e dar presentes.
“Ao que tudo indica, essa é uma data muito mais especial em termos de apenas celebrar com quem se gosta, do que troca de presentes. É uma data para oferecer mais experiências e momentos inesquecíveis”, analisa Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.
Outras questões voltadas para finanças, formas de pagamento e segmento dos presentes também foram levantadas, mostrando que gastar não será a maior opção nesta data.
E como está a situação financeira para comemorar a data?
Quase metade dos brasileiros, representada por 46%, afirma estar com o bolso mais apertado, o que motiva a redução de compras. Mesmo com o cenário econômico, eles afirmam que as tradições e hábitos serão mantidos:
A situação financeira está mais apertada, farei menos compras: 46%
Igual aos anos anteriores, nada mudou: 24%
Mais apertada mas vou manter a tradição do casal: 16%
Está melhor, mas vou manter os hábitos: 11%
Está melhor e vou gastar mais: 3%
Quanto você pensa em gastar no presente?
O ticket médio para a compra do presente está entre R$101 e R$150 para 16% dos brasileiros.
16% de R$101 a R$150
13% de R$151 a R$250
13% de R$51 a R$100
9% de R$251 a R$350
6% de R$351 a R$500
5% até R$50
4% mais de R$500
Se vai ter compras, quais segmentos o presente pode ser?
Na hora de escolher o presente para o cônjuge, o vestuário figura no topo da lista, seguido por perfumes e calçados. Itens de utilidade doméstica, eletrodomésticos e decoração são os últimos a serem indicados.
Vestuário: 47%
Perfumes: 44%
Calçados: 33%
Viagem: 30%
Joalheria: 28%
Eletrônicos: 23%
Bolsas e acessórios: 22%
Flores: 21%
Gastronomia: 20%
Alimentação: 19%
Beleza e maquiagem: 14%
Lingerie: 13%
Bebidas: 12%
Artesanato: 10%
Brinquedos sexuais: 8%
Eletrodomésticos e decoração: 6%
Utilidades domésticas: 5%
Na hora de pagar, como pensa em fazer?
À vista: 27%
À vista/cartão de crédito: 25%
Parcelado no cartão de crédito: 23%
PIX: 5%
Parcelado em app: 1%
A loja física já voltou pra rotina ou o digital ainda permanece?
A rotina de compras após a pandemia tem voltado às compras em lojas físicas. Para o Dia dos Namorados, mais de um terço dos brasileiros irá comprar presencialmente.
Física: 35%
Internet: 25%
O presente será um jantar/viagem/experiência fora de casa: 10%
Não vou comprar, vou fazer um presente: 2%
Pela internet, em formato pick-up: 1%
Não se aplica, não dou presentes na data: 34%
Sendo online, quais são os sites de varejo escolhidos?
100% digital como Mercado Livre e Submarino: 47%
Site de marca do produto e serviço: 31%
Site de rede de varejo como Americanas, Fast Shop e Renner: 27%
Portais como Mercado Livre, Enjoei, OLX: 8%
Site de pequeno lojista: 7%
Site de marca de chocolates e presentes: 6%
Floricultura: 5%
Redes sociais: 4%
App de delivery: 3%
Site de supermercado ou Google Shopping: 2%
“Os brasileiros estão mais comedidos em suas compras para as datas de varejo. Ao acompanharmos as percepções sobre o que comprar e quanto gastar, o ticket médio não tem se alterado tanto. Porém, culturalmente, os hábitos são mantidos para preservar as tradições”, afirma Lígia Mello, sócia da Hibou.
Metodologia
A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1056 respostas, no período de 27 a 30 de Maio de 2022. O resultado apresenta 2,9% de margem de erro.
Sobre a Score Retail
A Score Retail é uma empresa de deta retail da B&Partners. co – The Brandtech Network. O embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação nos permite desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. Somos especialistas em remodelar a construção de marcas e experiências.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.