Desde o segundo semestre do ano de 2017, o departamento municipal de turismo vem readequando o prédio público denominado Portal, estabelecido na avenida principal de entrada da cidade, para concentrar as demandas turísticas e prover o acolhimento aos visitantes no município. Atualmente, o prédio identificado como Portal Turístico, abriga o departamento de turismo, concentra a base do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e dispõe do serviço de informação ao turista.
Com as adequações em andamento, o Portal terá um espaço destinado para exposições culturais itinerantes e um showroom de produtos artesanais locais. A reabertura do prédio público com a instalação do Ponto de Informações Turísticas é uma das demandas necessárias de implantação que foi identificada através do desenvolvimento do Plano Diretor Turístico de Araçoiaba da Serra e, que também, o ponto de atendimento, é um dos requisitos para o pleito do Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Governo do Estado. O requerimento dos municípios para o título de MIT atende as localidades que tenham aptidão para o setor e atenda algumas exigências previstas na Lei Complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015, como, possuir as estruturas do trade a exemplo dos meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação, serviço de informação turística, atrativos de visitação, dentre outros, todos apresentados através do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico aprovado pela Câmara Municipal e, também, a constituição e aprovação do Conselho Municipal de Turismo criado por Lei. De acordo com as informações da diretora de Turismo Flávia Toledo, ‘os projetos que as cidades entregam na Assembleia por meio de seus deputados para se tornarem ‘Município de Interesse Turístico’ depois de passar por Comissões, são remetidos para a Secretaria de Turismo do Estado e esta, encaminha para um Grupo de Trabalho de Análise do MIT.’ Com a aprovação, a Secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto e, se aprovado, o projeto será encaminhado ao governador para sancionar como lei. Com a nova lei, foram criadas mais 140 vagas para Municípios de Interesse Turístico que poderão receber os recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo DADE – Departamento de Apoio às Estâncias. O recurso ao MIT atualmente contempla na média anual de R$ 550 mil reais que serão destinados aos projetos de interesse turístico do município. Araçoiaba da Serra teve o seu projeto de MIT encaminhado no mês de setembro de 2017 à Assembleia e tramitado para análise das Comissões e Grupos de Trabalho do MIT no mês de dezembro do mesmo ano.
Conforme informações coletadas pela diretora de turismo junto a Associação dos Municípios de Interesse Turístico (AMITUR), ‘o grupo de trabalho do MIT já compensou um o atraso ocorrido na análise dos projetos pela Secretaria do Estado no ano passado e já aprovou 71 municípios. Neste mês de janeiro de 2018, observando criteriosamente a ordem de chegada dos projetos, o grupo está examinando processos que chegaram na Secretaria no mês de novembro de 2017. A previsão de análise do projeto de Araçoiaba da Serra poderá ocorrer até o mês de março deste ano, comentou Flávia Toledo.