O novo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA de Araçoiaba da Serra realizou no dia 11 de janeiro, sua primeira reunião ordinária. Com a participação de 19 conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades do ano de 2017 da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a apresentação do relatório do Programa Município Verde Azul, a elaboração do Regimento Interno do Conselho, a utilização do Fundo Municipal do Meio Ambiente e o planejamento ambiental para 2018. Em entrevista ao jornal Araçoiaba da Serra a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente Marília Machado de Moraes, destaca o trabalho realizado ao longo do ano de 2017: “Quero parabenizar a equipe que não mediu esforços, encaminhamos 9 (nove) projetos para aprovação junto ao Fundo Estadual de Recurso Hídricos (FEHIDRO), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços, serão investidos nas áreas de restauração, educação ambiental, resíduos sólidos, drenagem, esgotamento sanitário e abastecimento de água, totalizando um recurso de R$ 3.495.129,34”, destaca Marília Moraes. A Secretária de Agricultura comentou também sobre o sistema de coleta de materiais recicláveis: “A partir do mês de fevereiro deste ano a Cooperativa de Reciclagem de Araçoiaba da Serra, estará cadastrando novos pontos de coleta seletiva, agora com um caminhão adaptado no valor de 190 mil reais de verba própria que foi licitado, para assim dar melhores condições de trabalho a Cooperativa de Reciclagem e a coleta seletiva de material reciclável que também auxilia o município no programa Verde Azul”, comenta.
Aline França que é representante do conselho e empreendedora Anima – Comunidade de Aprendizagem, localizada no bairro do Mirantes, executa um projeto voltado ao meio ambiente e fala sobre o mesmo ao jornal Araçoiaba da Serra: “Tenho um projeto social iniciado há dois anos de coleta de resíduos recicláveis, onde os moradores voluntariamente podem descartar os resíduos corretamente, chamado de “EcoPonto” depois envio estes recicláveis ao destino de processo adequado. Mas vejo que é necessário fazer uma campanha municipal para incentivo e orientação da separação correta destes resíduos, dessa forma o projeto ganha força”, explica Aline França. Durante a reunião, que foi conduzida pelo presidente Allas Henrique Haro Manrique, a conselheira Ofélia Gil Willmersdorf, da Flona de Ipanema, foi escolhida como secretária executiva do Conselho e a secretária de agricultura e meio ambiente, Marília Machado de Moraes, como vice-presidente.
O COMDEMA é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo e de assessoramento ao Poder Executivo sobre as questões ambientais. É formado paritariamente por 24 representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Araçoiaba da Serra, pode contar com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA. Comunicado: Na data de (1º) primeiro de fevereiro às 17h30 o COMDEMA irá realizar reunião extraordinária na Oficina Cultural Paulo Betti.