Arte e história, a união dessas palavras foi a inspiração à Companhia Musical Sorocabana – trupe de atores do interior de São Paulo -, para trazer aos palcos, ainda que de forma online, a lembrança de um dos maiores músicos populares brasileiros. O projeto “Noel, 110 anos de samba”, que tem como fruto o clipe musical “Fita Amarela”, ficará disponível para o público a partir do dia 09 de julho, às 12h, no canal com o mesmo nome da companhia, na plataforma Youtube.
Com a pandemia, o que era pensado primeiramente como uma peça teatral, precisou ser readaptado para as telas, no formato de clipe musical da música “Fita Amarela”, composta por Noel Rosa em 1932. “Apesar da mudança exigida em nosso projeto inicial, o clipe nos trouxe novas possibilidades estéticas que antes não poderiam ser trabalhadas no palco”, indicou Daniel Guimarães, porta-voz da Companhia.
Para os atores, o trabalho em um novo palco, além de abrir novas possibilidades, também trouxe desafios. Davi Fields, que no clipe interpreta o próprio Noel Rosa, diz que trazer todas as nuances da forte personalidade de Noel para a tela foi algo gratificante, mas que necessitou total empenho já que o compositor é um marco para a cultura mundial. “Como ator de palco, atuar em frente às câmeras é algo desafiador, mas estou feliz em poder trazer toda a poesia de Noel Rosa para a mídia audiovisual”, disse o ator.
Todo o clipe foi gravado com ambientação característica da época. Desde figurinos, até o próprio modo de cantar dos artistas, teve que ser estudado e adaptado, como o sotaque carioca, que Noel era tão apaixonado. “Queremos ambientar ao máximo nosso espectador à época, além da surpresa que preparamos a quem assistir”, lembra Daniel.
“Noel, 110 anos de samba” foi contemplado pelo Edital 12/2020 publicado no Decreto Municipal número 25.928/2020, pautado na Lei Federal 14.017/2020 e Decreto Federal no 10.464/2020. A apresentação será disponibilizada por tempo indeterminado no canal Companhia Musical Sorocabana, no Youtube, a partir do meio-dia do dia 09 de julho.
Planos futuros
Para Daniel, o projeto de Noel Rosa não terá fim somente no clipe, para ele, a cultura popular deve ser cada vez mais difundida e conhecida pelas novas gerações, principalmente. “Temos diversos planos para o futuro após a pandemia, e a companhia tem o objetivo de levar muita arte e alegria, após todos esses momentos de dor que vivemos”, finaliza o porta-voz.
Conheça abaixo a equipe técnica deste projeto:
Bruno Lopez – Ator;
Cindy Karoline – Figurinista;
Cleiner Micceno – Diretor;
Daniel Ferreira – Baterista e percussionista;
Davi Fields – Ator;
Del Naja – Câmera;
Emanuela Saccomano – Atriz;
Evandro Marcolino – Contrabaixista e Violonista;
Felipe Gadaian – Ator;
Garbila Bizutti – Atriz;
Geovanna Bispo – Atriz;
Giovanna Tardelli – Pianista;
Isabela Rocha – Atriz;
Luiz Pierotti – Câmera;
Naju Lima – Atriz;
Pâmela Oliveira – Maquiadora;
Sheila Campagna – Coreógrafa;
Tagliane Gonçalves – Cenógrafa;
Thiago Ismael – Saxofonista e flautista;
Vanessa Aprígio – Atriz.