“A Clínica Popular é um projeto que deu certo; viabilizou-se no final de 2017, com essa estrutura nova e moderna que temos hoje e chamamos de Instituto BOS, a qual nasceu com o propósito de acolher o ensino médico, e nós acabamos desenvolvendo também outros projetos aqui. Uma das ideias de sucesso foi desenvolver essa modalidade de atendimento médico de alta qualidade à população a preços acessíveis”, relembra Edil Vidal de Souza, superintendente do grupo BOS (Banco de Olhos de Sorocaba).

A Clínica Popular surgiu com a missão de oferecer, a preço de custo, para aqueles que encontram dificuldade de acesso ao atendimento, os mesmos serviços de referência que o BOS-Hospital Oftalmológico de Sorocaba realiza nas áreas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. “Não há interesse de repasse médico ou de ganho nessa modalidade, mas, sim, de ampliar o acesso ao atendimento”, destaca Edil.

Edil Vidal de Souza, superintendente do grupo BOS.

O espaço atende a uma grande demanda de pessoas que encontram dificuldade para ter acesso aos serviços do BOS pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É que, apesar de gratuito, o atendimento pelo SUS é regionalizado. Portanto, dependendo do local de origem do paciente, não é possível passar por consulta, procedimento ou cirurgia dessa forma ou, ainda, demoraria bem mais nas filas.

Pelo SUS, o BOS é permitido atender os 48 municípios que integram o DRS (Departamento Regional de Saúde) 16, que vai de Araçariguama até quase a divisa com o Paraná, em municípios como Itararé e Itapeva. Fora dessa região, não é possível se beneficiar da rede pública de saúde pelo BOS.

Atualmente, a Clínica Popular do BOS também atende muitas pessoas que perderam seus empregos ou tiveram seus rendimentos drasticamente reduzidos, em função da pandemia. “A Clínica Popular tornou-se uma alternativa importante também para essas pessoas, pois muitas perderam seus convênios médicos, mas, ainda assim, podem ter acesso a um serviço com a mesma qualidade e de forma acessível”, pontua Edil.

Agendamento imediato

Outra vantagem da Clínica Popular é que o agendamento é imediato. “A única diferença, em relação ao atendimento por um convênio médico, é que o paciente não tem a escolha livre do profissional que irá atendê-lo. Por outro lado, o padrão de atendimento é o mesmo e de altíssima qualidade. Posso dizer que o atendimento é personalizado e feito por médicos especializados. Nossa estratégia para obter o sucesso que estamos tendo com a Clínica Popular foi envolver a área de ensino médico nesse processo. Tanto na área de Oftalmologia como de Otorrino, os médicos atuam em parceria com orientadores e são especialistas em aperfeiçoamento”, conta o superintendente do grupo BOS.

Além da mão de obra de excelência, o paciente também encontra o que há de mais avançado em termos de tecnologia nesse campo.

Cerca de 90% da procura da clínica é para atendimento em Oftalmologia, porém, a demanda no campo da Otorrinolaringologia também está crescendo. Ao todo, são cerca de mil atendimentos mensais e mais de 120 cirurgias todos os meses. O maior volume é de cirurgias de catarata, seguidas por implantes de anel de córnea. A maioria dos pacientes vem do estado de São Paulo, mas também são significativas as proporções de pessoas vindas do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. No geral, há procura de pacientes vindos de todas as partes do país e até de outros países da América Latina.

Urgência e emergência

Outro momento em que a Clínica Popular pode ser decisiva é nos casos de urgência e emergência. “Em situações, como descolamento de retina, em que a falta de agilidade no atendimento pode resultar na perda de visão, é fundamental poder contar com um serviço que faça um atendimento rápido e eficiente”, comenta Edil.

Outro diferencial que tem sido considerado com cada vez mais frequência é o custo acessível, por ser uma instituição com fins filantrópicos. O atendimento na Clínica Popular do BOS pode significar, em alguns casos, uma redução de até 75% nos gastos com procedimentos, como uma cirurgia complexa. “Para muitos pacientes, a diferença de custo pode ser o que determina que uma cirurgia seja realizada ou não, mesmo que isso implique no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. E, sabendo disso, queremos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, frisa o superintendente do grupo BOS.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7000. A Clínica Popular do BOS está localizada no Instituto BOS, que fica na Rua Nabek Shiroma, 205, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here