Localizada a 114 Km da capital, Araçoiaba conta com um patrimônio arquitetônico e histórico e atrativos naturais bastante valiosos, apresentando, inclusive, um dos melhores climas do Brasil.
Para quem quer fugir da tensão e do estresse das capitais, a cidade conta com bairros de produção agrícola e belíssimas paisagens, nos quais o visitante pode desfrutar de um clima rural e acolhedor.
Com um centro pequeno e aconchegante, o visitante consegue encontrar o que precisa sem ter que ir muito longe. Ainda na região central é possível conhecer também a Praça Matriz, onde acontecem diversos eventos culturais e o Lago Municipal, um dos cartões postais do município, com pista de caminhada arborizada e academias ao ar livre.
“Araçoiaba” vem do Tupi e significa “Esconderijo do Sol”. A cidade leva esse nome por conta do “Morro Araçoiaba”, que pode ser visto de qualquer ponto da cidade. Ao observar que, no final da tarde, o sol se punha atrás desse morro os índios o batizaram de “Araçoiaba”, que futuramente daria nome a cidade.
Atualmente, o Morro pertence à FLONA (Floresta Nacional de Ipanema), uma unidade de conservação cujo território ocupa trechos das cidades de Araçoiaba, Iperó e Capela do Alto. O local possui trilhas em meio à vegetação nativa de Mata Atlântica e ruínas, datadas de antes de 1.600, da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, que fazem da região o berço da siderurgia latino-americana. A Fábrica foi a primeira da América Latina no ramo, tendo encerrado suas atividades em 1895. No período em que esteve ativa, produziu material bélico para importantes conflitos do período imperial, como a Guerra do Paraguai, em 1865, abrigando inclusive a casa onde se hospedou Dom Pedro II, fatos que fazem desse espaço um importante ponto turístico da região.
Seja bem-vindo à Araçoiaba da Serra!