O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) promove um megaevento aberto ao público que adere à campanha mundial de combate ao diabetes. O 4° Mutirão BOS do Diabetes será realizado no dia 11 de novembro (sábado), das 8h até 14h.
A ação visa orientar e conscientizar a população a respeito dos riscos do diabetes, doença que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, afeta mais de 13 milhões de brasileiros, o que representa 6,9% da população do país.
A diabetes é uma doença tratável e que pode surgir em qualquer etapa da vida, por isso, é necessário manter os exames de rotina em dia. Dr. Arnaldo Bordon, médico oftalmologista e chefe do Departamento de Retina e Vítreo do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, explica que a diabetes é a principal causa de perda de visão em pessoas economicamente ativas.
“O mutirão é aberto a todos. O objetivo do mutirão é avaliar os pacientes portadores da doença, com a glicemia capilar, medida da pressão arterial, exame do fundo do olho e, se necessário, outros exames aprofundados”, comenta
A iniciativa organizada pelo BOS, com o apoio de inúmeros parceiros, atuará na prevenção e identificação precoce da doença, das retinopatias e demais alterações nos olhos provocadas pelo diabetes e que podem levar à perda irreversível de visão.
“O mais importante é a conscientização dos cuidados do paciente que tem diabetes precisa ter com a sua saúde, em especial, a sua visão”.
Exames que serão feitos:
- Exames de glicemia capilar para todos os participantes;
Para as pessoas com diabetes ou aqueles que apresentarem o resultado do teste de glicemia alterado:
- Avaliação de olhos;
- Avaliação de pés;
- Aferição de pressão arterial;
- Avaliação nutricional;
- Avaliação vascular;
- Orientação e encaminhamento.
O que preciso fazer para participar?
Os interessados podem participar retirando a sua senha no dia do evento no BOS, no endereço rua Vicencia Faria Versage, nº 248, em Sorocaba.
Mais informações, acesse: www.bos.org.br ou ligue para o telefone: (15) 3212-7000.