Sobreviver, ou mesmo escapar de um relacionamento tóxico, muitas vezes pode ser apenas o primeiro passo para a recuperação dos sobreviventes de traumas relacionados a relações abusivas, sejam elas românticas, familiares, profissionais ou com amigos em geral, para que pessoas que passaram por situações semelhantes possam encontrar esperança em sua jornada rumo à cura. Até porque, para a maioria das vítimas, há grandes dificuldades para se recuperar dos efeitos colaterais do abuso, como danos à autoestima, sentimentos de raiva e traição e a tendência a punir e/ou culpar a si mesmas.
Para abrir as perspectivas, homens e mulheres que sofreram, e ainda sofrem, nas mãos de pessoas abusivas, Stephanie Sarkis, Ph.D, especialista em comportamento tóxico, gaslighting, abuso narcisista e distúrbios de personalidade, escreveu “Liberte-se de Relacionamentos Tóxicos”, novo livro que está sendo lançado no Brasil pela Editora Cultrix.
Na introdução da obra, Sarkis nos alerta que seu livro anterior – O Fenômeno Gaslighting: A estratégia de pessoas manipuladoras para distorcer a verdade e manter você sob controle (Cultrix, 2019) – tratava principalmente sobre identificar relacionamentos nocivos e como se afastar deles, e nos diz que “este livro que você tem [agora] nas mãos continua de onde O Fenômeno Gaslighting parou: analisando as consequências, bem como o que você pode fazer para se proteger, se curar e evitar relacionamentos tóxicos no futuro”.
Sarkis estende sua compaixão e conhecimento aos sobreviventes desses relacionamentos, ajudando-os não só a se recuperar das relações abusivas, mas também a entender o que define o comportamento tóxico e quais as maneiras de se libertar dele, trazendo dez etapas essenciais, nas quais ela fornece uma estrutura acessível que pode ser aplicada a quem estiver pronto para se curar, entre elas: saber como bloquear ou limitar o contato com a pessoa tóxica; perdoar-se e entender-se como vítima; estabelecer limites; buscar um profissional de saúde mental; reconectar-se com amigos e familiares; fazer trabalho voluntário (para procurar se cercar de pessoas que sejam opostas àquelas com as quais conviveu durante os relacionamentos abusivos), além de prevenir-se e manter-se longe de pessoas tóxicas.
Ciente de que há diversos tipos de relacionamentos tóxicos, no livro a autora aborda formas específicas de abuso, desde os mais comuns, como a violência psicológica, até o narcisismo extremo, e afirma que “qualquer pessoa que esteja em um relacionamento tóxico – seja com um parceiro romântico, colega de trabalho, familiar ou amigo – merece uma saída e um caminho a seguir”.
Palavras da autora:
“Ao ler este livro, você pode pensar: “Bem, isso não se aplica a mim” ou “Minha situação não era essa”. É importante saber que, embora relacionamentos tóxicos tenham algumas características em comum, nenhum é igual ao outro. Este não é um livro que se aplique a um único tipo de relacionamento. Dito isso, eu a encorajo a lê-lo até o final, mesmo achando que uma seção específica não se aplica a seu caso. Relacionamentos e situações tóxicas podem ser bastante complexos, e é possível que você encontre num local inesperado a sabedoria que a ajudará. Talvez não esteja lendo esta obra por se encontrar num relacionamento abusivo. Você pode ser um profissional de saúde mental que trabalhe com pessoas que sobreviveram à violência doméstica ou a um parceiro violento, ou que tenham famílias disfuncionais. Você pode amar ou se importar com alguém que tenha vivenciado um relacionamento tóxico. Embora não seja possível resolver a situação de uma pessoa por ela, este livro pode lhe oferecer maneiras de dar auxílio e apoio. Seja qual for a situação, quero que saiba que o que está sentindo é perfeitamente normal, e está ao seu alcance libertar-se disso. Você pode se curar e se sentir melhor.” – STEPHANIE MOULTON SARKIS
Sobre a autora:
Stephanie Moulton Sarkis é terapeuta especializada em comportamento gaslighting, saúde mental e aconselhamento de crianças e adolescentes, além de ser conselheira nacional certificada pela Associação Americana dos Conselheiros de Saúde Mental. Também é mediadora de conflitos familiares, certificada pela Suprema Corte da Flórida. Fundadora do Instituto Sarkis, escreve para o blog Psychology Today e para o jornal The Huffington Post. É doutora e mestre em Aconselhamento de Saúde Mental pela Universidade da Flórida, e especialista em Dor Crônica, Distúrbios de Ansiedade e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), sendo autora de vários livros sobre o tema, entre eles “O Fenômeno Gaslighting – A Estratégia de Pessoas Manipuladoras para Distorcer a Verdade e Manter Você sob Controle”, publicado pela Editora Cultrix.
Sobre o Grupo Editorial Pensamento
Mais que livros, inspiração!
Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Em busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por três selos: Pensamento, Cultrix e Jangada, e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.
Serviço:
Livro: Liberte-se de Relacionamentos Tóxicos
Autora: Stephanie Sarkis (https://stephaniesarkis.com/)
Editora: Cultrix
Páginas: 304
Preço: R$ 64,90
Disponível para venda em 02/02 através do link: https://www.grupopensamento.com.br/produto/liberte-se-de-relacionamentos-toxicos-9194