Em uma época em que muitos trabalhadores estão em home office, as preocupações com a pandemia e a má postura podem ser fatores geradores de estresse. Mesas e cadeiras inapropriadas para longos períodos de trabalho podem provocar sobrecarga da coluna vertebral e dos músculos de sustentação e causar dores no corpo.
“Ao sentirmos dores constantemente, podemos desencadear sintomas secundários como alteração de humor, estresse mental, emocional e, até mesmo, depressão e quadros de ansiedade”, aponta a massoterapeuta Mariana Silles Basso, docente do Senac Sorocaba. Por outro lado, uma postura correta, sem dores e as emoções equilibradas produzem efeito contrário. “São capazes de devolver a disposição e, com isso, aumentar nossa produtividade”, afirma.
Nesse aspecto, a automassagem pode ser de grande ajuda. Uma técnica bastante eficaz, segundo Mariana, é o do-in. De origem japonesa, ela possibilita o correto restabelecimento e equilíbrio do organismo mediante a pressão em pontos específicos, promovendo alívio das dores. “E, melhor que isso, ajuda a prevenir o surgimento das mesmas”, garante a docente.
“A automassagem pode aliviar o estresse e acalmar a mente em momentos de incertezas e de medos, como o atual”, assegura a fisioterapeuta Karina Grazieli Machado Rodrigues, docente do Senac Sorocaba. Segundo ela, a massagem de cada ponto do corpo traz um benefício específico, como aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais, reduzir o estresse e aumentar a disposição, entre outros.
O diferencial da automassagem é que ela pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. “Alguns pontos da massagem são de fácil acesso, o que permite que ela seja feita durante uma reunião, aula, assistindo TV ou até em um momento mais calmo e silencioso do dia, acompanhado de exercícios respiratórios”, observa Karina.
Alongamentos
Outra técnica importante, que pode ser de grande ajuda neste momento de home office, é o alongamento. Alongar significa distender o músculo com a função de aumentar a circulação sanguínea e, por consequência, relaxá-lo. “É uma prática laboral que traz muitos benefícios, não só para o corpo físico, mas também para a mente. Ainda mais se associada a uma respiração lenta e consciente”, diz Mariana.
De acordo com a docente, é recomendável alongar o corpo todo, todos os dias. Isso inclui pescoço, membros superiores, costas, membros inferiores e os pés, mesmo que não estejam doloridos. “Sugiro criar uma rotina diária de alongamentos. Faça sempre ao acordar, durante e após a jornada de trabalho. Lembrando de inspirar e expirar pausadamente trazendo consciência para a musculatura que está sendo trabalhada”, orienta.
Além de incorporar os alongamentos e automassagens na rotina diária, Mariana recomenda outras práticas saudáveis como a exposição ao sol, para a absorção de vitamina D pelo organismo, ingestão de água, baixo consumo de açúcares refinados e dar boas risadas com amigos e familiares mesmo que seja on-line. “Isso é um santo remédio para os dias mais difíceis”, afirma.
Dicas de automassagem
Reserve um tempo do seu dia apenas para você. Coloque uma música que te agrade e respire profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando lentamente pela boca. Repita o exercício ao menos dez vezes. Segundo a fisioterapeuta Karina, esse procedimento simples pode ser suficiente para baixar a tensão e relaxar.
Outra sugestão que, segundo a docente, costuma dar bons resultados é massagear o ponto entre as sobrancelhas com movimentos circulares anti-horário por aproximadamente dois minutos. Esse ponto específico, de acordo com Karina, é eficaz para acalmar a mente e os pensamentos excessivos.
Outro ponto sugerido por ela está localizado entre os mamilos, na linha mediana do corpo. “Faça movimentos circulares no sentido horário, também por aproximadamente dois minutos. Isso ajuda a combater a agonia, a tristeza e emoções reprimidas”, diz.
Massagear o ponto localizado na flexão do cotovelo, do lado de dentro, com movimentos circulares no sentido anti-horário, também por aproximadamente dois minutos, é eficaz contra o desânimo, angústia, raiva e dores nos membros superiores. “Existem mais de 300 pontos espalhados pelo nosso corpo que podem ser massageados e produzir sensação de bem-estar. Estes são apenas alguns”, diz Karina.