O Programa Município VerdeAzul divulgou os resultados da certificação do Ciclo 2019. Araçoiaba da Serra obteve 89,32 pontos, o que garantiu a certificação de Município VerdeAzul pelo segundo ano consecutivo, pois a pontuação mínima exigida é de 80 pontos. Com esse resultado o município recebeu o certificado e o troféu na manhã do dia (05), em evento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente no Palácio dos Bandeirantes. Dos 645 municípios paulistas apenas 92 foram certificados, sendo que Araçoiaba da Serra ficou em 32º lugar.
As ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDS), com apoio e participação das demais secretarias e parcerias com sociedade civil e outros órgãos públicos, já haviam garantido a certificação de Araçoiaba da Serra como Município VerdeAzul no ano de 2018 e o 7º lugar no Ranking Ambiental Paulista. Na divulgação do Ciclo 2019, os resultados apresentados como 89,32 pontos e 32º lugar serão objetos de recurso por parte Prefeitura, pois existem comprovações de atividades que garantiriam uma pontuação de até 95,37 pontos, o que daria uma classificação entre os primeiros lugares.
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, com o propósito de descentralizar a agenda ambiental estadual e estimular e apoiar os municípios na elaboração e execução das políticas públicas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável dos municípios e do estado. As ações propostas estão organizadas em 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental municipal, com os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
A participação no Programa e o cumprimento da agenda proposta, além da efetivação de ações necessárias para a qualidade ambiental e sustentabilidade local, também qualifica o município para pleitos de recursos na área ambiental junto ao Governo do Estado de São Paulo.
Araçoiaba da Serra foi representada na cerimônia de certificação em São Paulo por uma comitiva composta pelo prefeito Dirlei Salas Ortega, pela vereadora Maria Cleidimar, a secretária de desenvolvimento sustentável Marília Machado de Moraes, a presidente do COMDEMA Teresa Barretto, a vice-presidente do COMDEMA Riana Martins, o diretor de meio ambiente Elzo Savella, o assessor de comunicação Kleber Oliveira, o interlocutor Guilherme Messias, Valdenice de Souza Pereira representando os funcionários da SEDS, o representante do Rotary Club Ari Holtz Filho, da Fundação Parque Zoológico Tiago Petri, a presidente da COORAS Claudete da Silva e a representante da Águas de Araçoiaba Karen Amorese dos Santos.