Abril Indígena reúne comunidades para celebrar a data e fortalecer o diálogo intercultural

Durante o evento, foram realizados diversos serviços de cidadania, atividades culturais e oficinas interativas

0
44
Comunicação SJC / Bruno Gabriel. Abril Indígena reúne comunidades para celebrar a data e fortalecer o diálogo intercultural

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (SJC) promoveu, nesta quinta-feira (24), um evento para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, em sua sede, no Palácio dos Campos Elíseos, na região central da capital paulista. A iniciativa, coordenada pela Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), reuniu centenas de indígenas de diferentes etnias, vindos de aldeias do litoral norte, sul e da região metropolitana de São Paulo.

“Esta foi a primeira de muitas ações que ainda realizaremos aqui no Palácio dos Campos Elíseos. Queremos que este espaço receba, cada vez mais, as cores, os símbolos e as representações das comunidades indígenas. Estamos dando um passo importante ao incorporar essas celebrações ao calendário da cidadania, com políticas reais — voltadas para educação, moradia, preservação ambiental e geração de renda — que nascem da parceria entre o poder público e a força das próprias comunidades. Só conseguimos construir algo novo quando fazemos isso juntos”, afirmou o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

Durante a ação, foram expostas peças de artesanato produzidas nas aldeias, disponibilizadas para comercialização. Além das apresentações culturais — com danças, músicas tradicionais e pintura corporal —, o evento contou com uma ação especial do projeto Cidadania Itinerante, que ofereceu atendimento gratuito para obtenção de documentos e orientações.

“Ter um ponto de atendimento como esse, acessível para nós, povos indígenas, é fundamental. Muitas vezes enfrentamos dificuldades para acessar serviços em outras localidades, e hoje conseguimos resolver questões simples, como consultar o CPF. Isso faz toda a diferença”, destacou o cacique do povo Kaimbé, Alex Werá.

Também presente no evento, o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndju, agradeceu ao secretário Fábio Prieto pela oportunidade de ocupar um espaço tão importante para o diálogo. “Abrir as portas da Secretaria para promover ações como esta e fomentar políticas públicas voltadas aos povos indígenas tem sido uma conquista para nossa comunidade. Esperamos continuar realizando iniciativas que reforcem nossa cultura e tradições e criem oportunidades para nosso desenvolvimento.”

O evento, gratuito e aberto ao público, contou ainda com a presença de lideranças indígenas das aldeias Jaraguá, Renascer, Aguapeú, Filhos Desta Terra e Piaçaguera; representantes da OAB; dos consulados do Canadá e da Alemanha; de diversas universidades; além de alunos da Escola Estadual Prof. Francisco de Assis Pires Corrêa e da população em geral.

#SecretariaDaJustiçaESãoPaulo

#CoordenadoriaDePolíticasParaPovosIndígenas

#PalácioDosCamposElíseos

#DiaDosPovosIndígenas

#CidadaniaItinerante

#CulturaIndígena

#ArtesanatoIndígena

#InclusãoSocial

#PovosIndígenas

#DiversidadeÉtnica

#PreservaçãoCultural

#DireitosIndígenas

#EducaçãoIndígena

#MoradiaDigna

#PreservaçãoAmbiental

#GeraçãoDeRenda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here