Mais um incêndio foi registrado em Araçoiaba da Serra em área rural, nesta segunda-feira (23).
Por volta das 19h, o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Araçoiaba, recebeu inúmeras ligações de moradores próximos a Chácara Santa Filomena, na Rodovia Raposo Tavares.
O COMDEMA entrou em contato com os bombeiros e a Guarda Municipal de Araçoiaba que já estavam cientes da situação. Mas de acordo com informações, o fogo foi controlado pelos plantadores que estavam com mangueira de irrigação tentando apagar o incêndio.
De acordo com a vice-presidente do COMDEMA Teresa Barretto, que esteve no local, o incêndio começou em área de plantação e provavelmente pode ter sido criminoso por alguém que passava pelo local.
O COMDEMA vem cobrando a Prefeitura Municipal, desde a última gestão, sobre a fiscalização e a aplicação de multas em relação as práticas de queimadas para limpezas de terremos. De acordo com a Lei municipal de nº 1.239, de 25 de Maio de 2001, é proibido praticar queimadas no município e essa prática, é passível de multa e detenção.
Outra cobrança do COMDEMA que também vem desde a última gestão, é a compra de materiais para a equipar a brigada de incêndio que já existe no município, mas que ainda não possui material adequado como vestimenta e equipamentos para o combate de incêndios com segurança.
O COMDEMA continuará cobrando ações em conjunto e mais efetivas do poder público, a fim de, coibir essa prática no município.
De acordo com a presidente do COMDEMA Riana Martins, esse é segundo incêndio registrado no município em menos de 24h. “A conscientização de que as queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde da população é de extrema importância para conseguirmos enfrentar o tempo seco e a falta de água. Precisamos também de mais rigidez na fiscalização e na aplicação de multas para coibir essas ações”, disse Riana.