No dia 25 de Julho de 2021, seguindo os protocolos de segurança diante ao enfrentamento da Pandemia, aconteceu a primeira oficina de planejamento do Sistema Agroflorestal (SAF), encabeçado pelo Semear Educação Viva e Consciente, com parceria da associação AMATER no bairro Campo do Meio em Araçoiaba da Serra.
O encontro teve como objetivo sensibilizar as e os participantes sobre a importância de desenvolver uma atitude comunitária frente aos desafios que vivemos, facilitar momentos de integração com a natureza e introduzir os conceitos de um Sistema Agroflorestal (SAF).
A articuladora e integrante do Semear Laís Rocha, abriu a manhã falando sobre a importância de compartilhar saberes para o crescimento e desenvolvimento das comunidades. De forma leve e descontraída a programação seguiu com uma meditação ao ar livre, conduzida pela educadora e integrante do Semear Fernanda de Oliveira, um momento para se conectar com a natureza interior e a natureza que está ao redor de forma consciente. Na sequência o engenheiro agrônomo Raimundo Palmeira (AMATER) e o Biólogo e atual diretor de meio ambiente Allas Henrique Haro, ofereceram uma aula expositiva sobre Sistemas Agroflorestais.
As pessoas presentes se envolveram com o tema, participando com perguntas e sugestões importantes para o desenvolvimento do SAF. Para a moradora e psicóloga Cleide Teixeira, essa ação assegura a regeneração de uma área que se encontra adoecida e contribuirá para a preservação e a qualidade de vida junto à natureza.
No final da tarde demos início ao planejamento das primeiras ações para a concretização do SAF, escolhendo as espécies que irão compor o sistema; Arvores frutíferas e raízes como mandioca. inhame e batata-doce foram as mais comentadas pelas pessoas que trouxeram questões como segurança alimentar e fluxo de renda para a comunidade com aquilo que será produzido.
Os próximos passos do Semear, será a adubação verde do solo na área destinada para o SAF com orientação do engenheiro agrônomo Raimundo Palmeira. Para isso contamos com o apoio da comunidade e de quem quiser somar com essa iniciativa.
Participei desse evento, contribuição mto positiva e mto acrescentou p mim os conhecimentos sobre agrofloresta e espero q possa haver continuidade a respeito da temática.