O recorte estadual do Índice Nacional de Confiança (INC-SP) da Associação Comercial de São Paulo aponta que a percepção de um futuro melhor do consumidor para a economia cresceu pela primeira vez em 2021. O indicador de junho mostrou 65 pontos na confiança, três a mais que maio.

Esse fato, no entanto, não refletiu diretamente na realidade que o paulista está vivenciando neste momento. Os entrevistados veem como críticas as situações financeira e de emprego em São Paulo. Do total, 58% dizem estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos com a vida que levam hoje.

Além disso, ainda há 69% dos entrevistados que ou ficaram desempregados ou conhecem alguém que tenha ficado fora do mercado de trabalho nos últimos seis meses.

“Quando as pessoas olham para frente, claramente, enxergam um futuro melhor”, disse Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP. “No entanto, elas percebem que a vida ainda não está boa”, complementou.

Como o paulista ainda está sem dinheiro, ele também não vê que é a hora de pensar em consumo. Das pessoas ouvidas 48% disseram não estar seguras para comprar um carro ou uma casa enquanto que 46% não pensam em comprar fogão ou geladeira. O percentual é pior ainda do que em maio (47% e 42% respectivamente).

“Os aumentos da vacinação e da mobilidade urbana seguidos da menor quantidade de medidas restritivas adotadas pelo Poder Público fizeram crescer a confiança no futuro, mas não mudaram a percepção da realidade”, analisou Solimeo.

De acordo com Marcel Solimeo vai demorar muito tempo ainda para que alguns setores da economia, como os informais, sintam a retomada da economia. “Muitas oportunidades foram cortadas ou substituídas por recursos tecnológicos durante a pandemia”, declarou.

A pesquisa INC-SP, que vai de 0 a 200, mede a visão e a segurança da população em relação ao país, à sua situação financeira e prevê o comportamento destas pessoas na hora da compra. Os dados foram coletados com 887 entrevistados pertencentes a todas as classes sociais na região metropolitana de São Paulo, no interior e no litoral.

Outros detalhes sobre a pesquisa podem ser acessados por aqui .

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here