O isolamento impôs mudanças na rotina de milhões de pessoas e muitas estão passando praticamente o tempo todo dentro de casa. Com isso, aumentam os riscos de descuido com a alimentação. A situação pode ser ainda mais preocupante para aqueles que têm o costume de buscar na comida o alívio para suas ansiedades.
Na avaliação da nutricionista Sheila Stemberg, docente do Senac Sorocaba, o cenário atual exige um rígido autocontrole. Segundo ela, somente assim é possível sair da pandemia com a saúde em ordem. Ela lembra que, em muitos casos, a má alimentação ou alimentação exagerada acaba se somando ao sedentarismo, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.
“Comer é um dos maiores prazeres da vida. Por isso, é bastante comum, especialmente nos períodos estressantes, presentearmos a nós mesmos com comida”, afirma Sheila. “Não é errado nem pecado sentir prazer ao comer. Afinal, isso faz parte da natureza humana. O problema é quando isso se torna uma válvula de escape, fazendo com que a comilança seja a única forma de amenizar qualquer crise, das grandes às passageiras”, adverte a docente.
Está triste? Come. Ansioso? Come. Estressado? Come. Feliz? Come também. De acordo com a nutricionista, esse comportamento é perigoso, porque as pessoas comem sem ter fome. “Comer deveria ser motivo para recarregarmos as baterias e não um ato automático para afogarmos nossas mágoas”, observa. Esse hábito, segundo ela, é conhecido como fome psicológica, ou seja, não é uma necessidade do corpo, mas uma reação que se dá por motivações externas e que estão ligadas ao estado mental.
Controle emocional
Mas como resistir aos ataques à geladeira? Sheila admite que o controle emocional é difícil, porém não é impossível. Ela frisa que as adversidades afetam a todos, mas com determinação é possível superá-las sem apelar para a comida. “Evite ao máximo usar a comida como um pretexto ou apoio. Se está triste, ligue para um amigo, passeie com seu cachorro, mas não esqueça a máscara e o distanciamento social. Se está cansado, descanse! Se está irritado, tome um banho quente, ouça uma música que você gosta. E deixe para comer quando estiver com fome”, orienta.
De acordo com a nutricionista, o longo período de isolamento trouxe também aspectos positivos para a alimentação como, por exemplo, realizar as refeições em casa. “Com os restaurantes fechados, foi inevitável colocar a mão na massa. Isso trouxe experiências novas para o dia a dia. O protagonismo na alimentação, começando pela escolha de cada ingrediente, tornou o momento das refeições mais consciente e importante. Antes, era só ir até o bufê por quilo e se servir”, analisa Sheila.
Outra mudança positiva apontada por ela é que uma parte da população passou a se preocupar com o fortalecimento do organismo, melhorando assim a imunidade para enfrentar a ameaça do coronavírus.
Para aqueles que querem se aprofundar em assuntos relacionados à alimentação e saúde, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para o curso Técnico em Nutrição e Dietética. Mais informações em www.sp.senac.br/senac-sorocaba. Abaixo, Sheila dá algumas dicas de como evitar o descontrole na alimentação.
3 dicas para se alimentar melhor em home office
1- Tenha sempre frutas à mão
Elas são ricas em vitaminas e minerais e ainda auxiliam no controle da fome por conter fibras. Experimente também os mix de frutas secas com castanhas. São bem práticos e nutritivos.
2- Planeje suas refeições
Deixe os alimentos pré-preparados como verduras lavadas, legumes e leguminosas congelados. Isso vai trazer agilidade no preparo das refeições.
3- Hidrate-se o tempo todo
A ingestão deve ser de aproximadamente dois litros de água por dia (deixe uma garrafinha ao seu lado, assim facilitará sua ingestão). Experimente as águas aromatizadas (com limão e hortelã; gengibre, laranja e canela).
Serviço:
Técnico em Nutrição e Dietética
Data: de 31 de março de 2021 a 8 de agosto de 2022
Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas
Duração: 1.200 horas
Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-sorocaba