O Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica abre inscrições para curso de educação à distância “Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) frente à Mudança do Clima”. O curso é destinado a gestores/as públicos/as, técnicos/as, especialistas em mudança do clima, acadêmicos/as e demais interessados/as em conhecer a abordagem AbE.
As aulas são gratuitas, porém, as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas entre 4 e 13 de setembro e as pessoas interessadas terão entre 14 de setembro e 23 de outubro para concluir as 30 horas do curso. Todos os módulos são em formato virtual, e contam com vídeos explicativos, exercícios e leitura de materiais sobre a temática.
O curso visa formar profissionais para que possam integrar a mudança do clima e medidas de adaptação baseada em ecossistemas em instrumentos de planejamento e ordenamento territorial, e políticas públicas.
Sobre a estratégia de capacidades em AbE
A adaptação baseada em ecossistemas (AbE) busca usar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos como estratégia para ajudar as pessoas a se adaptarem aos impactos da mudança do clima.
Devido ao seu histórico de desmatamento, ocupação desordenada e urbanização, a Mata Atlântica sofre com a alta fragmentação de seus remanescentes de vegetação, que potencializam as ameaças da mudança do clima. Medidas AbE abordam as necessidades de conservação e recuperação da biodiversidade existentes na Mata Atlântica, gerando múltiplos benefícios para a sociedade, somadas à própria adaptação à mudança do clima.
Por isso, o Projeto Mata Atlântica trouxe essa discussão para o Brasil em 2013. Desde então, elaborou uma ampla estratégia de desenvolvimento de capacidades, que contou com a 12 cursos metodológicos sobre AbE oferecidos em sete cidades brasileiras, com a participação 279 pessoas. Além disso, ofereceu quatro cursos de formação para formadores e formadoras, com 69 pessoas formadas. O curso de educação à distância complementa este ciclo de capacitações, com a possibilidade de digitalizar as metodologias desenvolvidas pelo projeto e levar a discussão sobre AbE para um número mais amplo de pessoas.
Sobre o projeto
O projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica (Projeto Mata Atlântica) é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. A iniciativa conta com apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e apoio financeiro do KfW Banco de Fomento Alemão.
Para mais informações, acesse: https://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/projeto-biodiversidade-e-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-na-mata-atl%C3%A2ntica
Informações:
Curso de educação à distância “Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) frente à Mudança do Clima”
Datas:
Inscrições – 4 a 13 de setembro
Realização – 14 de setembro a 23 de outubro
Para se inscrever, acesse: www.bit.ly/CursoAbEead
Carga horária: 30 horas
Valor: Gratuito
Certificado emitido pelo Ministério do Meio Ambiente