Nesta terça-feira (7), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, encaminhou ofício para a Secretaria de Relações Institucionais e Governo de Araçoiaba, solicitando informações sobre a última reunião presencial realizada em 6 de maio, com a pasta, o prefeito municipal e conselheiros do COMDEMA, sobre a situação das queimadas, que crescem com a estação seca e que trazem danos à saúde respiratória da população.
No ofício enviado pelo e-mail institucional por conta da pandemia do novo coronavírus, o conselho solicita que a prefeitura providencie a compra de uniformes e equipamentos adequados para a Brigada de Incêndio existente no município.
O COMDEMA também solicita que seja definido o protocolo de atendimento aos munícipes sob o comando da GCM e da Defesa Civil. Itens acordados em última reunião presencial.
De acordo com a presidente Teresa Barretto, esses assuntos estão sendo tratados desde o último dia 6 de maio, e nenhum posicionamento foi passado para o conselho. “Entendemos o momento de pandemia mundial, mas não podemos nos esquecer que as queimadas trazem problemas respiratórios e que podem conter complicações com a COVID-19”, enfatizou.
Neste ofício o COMDEMA também solicita que a prefeitura responda os questionamentos até o próximo dia 21 de julho, por já estar em desacordo com vários episódios de queimadas que são recorrentes no município.