A sessão solene ocorrida na última quinta-feira dia 5 na Câmara Municipal, foi para apresentação dos membros dessa entidade de segurança pública. Prestigiando o evento, estiveram representantes de associação de moradores de bairro, Bombeiros Civis, Entidades Religiosas, José Carlos Martins (Associação Comercial), Dr. Quevedo (Rotary Club), Rosangela Paula (Sec. de Governo), Giuliano Fonseca (Sec. de Educação), Henrique Lemes (Vice Pref. Capela do Alto), e compondo a mesa diretiva as seguintes autoridades: Evaldo Coratto – Coordenador Estadual dos Consegs, representante do Governo do Est. de São Paulo e do Secretário da Segurança Pública Estadual; Nivaldo Daguano (Conseg Capela do Alto); Antonio Quevedo – Presidente eleito do Conseg; Marcelo Silva (Demutran); Dirlei Salas Ortega – Prefeito; João Mimi – Vice-Prefeito; Dr. Irani Smagaz Barros – Delegado de Polícia Municipal; Geraldo Patrício – Comandante da Guarda Civil Municipal; Alexandre Augusto Oliveira – Capitão da Polícia Militar e Comandante da 3ª CIA do 40º BPMI.
Em conversa com o Jornal Araçoiaba da Serra, o presidente eleito Antonio Quevedo, para a gestão 2019/2021, diz que está novamente a frente, e que o Conseg ficou desativado desde 2017, não havendo alguém interessado desde a sua saída, e que por motivos de saúde acabou tendo que afastar-se. E no mês de maio, dia 30, montamos uma chapa para disputar a eleição, e fomos eleitos por aclamação, por não haver uma outra chapa que disputasse o Conseg.
Reuniões
As reuniões ocorrerão toda a primeira terça-feira do mês, e a próxima reunião está marcada para o dia 2 de julho, com a Associação Comercial de Araçoiaba da Serra e aberta aos interessados, no Rotary Club de Araçoiaba da Serra, a partir das 19 horas. Rua Professor Toledo, 642 – Centro, Araçoiaba da Serra – SP.
O CONSEG
Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoada, criada a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. Pelo Decreto Estadual nº 25.366, em 11 de junho de 1986. Atualmente, coordenado por Evaldo Roberto Coratto, desde setembro de 2011.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Evaldo Roberto Coratto.
Os CONSEGs, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um conselho). São 84 CONSEGs na capital, 55 na região metropolitana e 337 no interior e litoral, totalizando 476 conselhos. Novos CONSEGs têm sido homologados pela Segurança Pública. Os Líderes comunitários interessados em participar do CONSEG, devem procurar o Conselho de seu bairro ou município.
A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate a criminalidade. E os CONSEGs exercem papel importante nesta política de governo.
O QUE SÃO OS CONSEGS
Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.
A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil. Fonte: http://www.ssp.sp.gov.br/CONSEG/historia/index