Durante todo o dia de sábado (18/08), voluntários do Rotary Club de Araçoiaba da Serra – Distrito 4620, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, percorreram os bairros Aparecida, Barreiro e Monte Líbano, batendo porta a porta, em busca de crianças que ainda não tinham sido vacinadas contra a poliomielite e o sarampo.

A ação fez parte do “Dia D” da campanha de vacinação contra essas doenças, que ocorreu simultaneamente em todo o Brasil. Ao término das atividades, foram contabilizadas 40 vacinas aplicadas em 22 crianças, somando 19 doses contra a poliomielite e 21 contra o sarampo. Dez crianças estavam foram orientadas no posto móvel de vacinação, totalizando 32 crianças, entre examinadas e vacinadas. O número foi abaixo do esperado, como comenta a coordenadora da ação, a médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito, especialista em bloqueios neuroquímicos e reabilitação de deficiências físicas, como as causadas por complicações da poliomielite. “Esperávamos vacinar mais crianças, no entanto, atingimos abaixo do número ideal. Mesmo indo de casa em casa, a adesão foi reduzida, seguindo o que vem sendo observado em todo o país”.

O último balanço do Ministério da Saúde revelou que foram atingidos apenas 50% da meta de vacinação no estado de São Paulo e 40%, no Brasil. Em Araçoiaba da Serra, contudo, a Vigilância Epidemiológica divulgou, dia (21/08), o balanço parcial do índice de imunização contra poliomielite e sarampo na cidade. Do início de agosto até agora, 71% das crianças entre 1 e 5 anos foram vacinadas, superando a média nacional. “Embora tenhamos alcançado, com o mutirão, meta menor do que projetávamos, estamos satisfeitos por ter imunizado cerca de 30 crianças, pois, mesmo que tivesse sido apenas uma, já seria uma vitória contra os males da poliomielite e do sarampo”, destaca Dra. Matilde. Participaram da ação 60 voluntários, sendo 13 rotarianos, 16 estudantes de fisioterapia da Unip Sorocaba, 16 fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais das clínicas Espaço Vital – Fisioterapia Especializada, Áurica Terapêutica Especializada, Policlínica Municipal de Cerquilho, Clínica e Hospedagem para Idosos – Santa Rosália e Reab Quality, além de três profissionais de comunicação e dez outros voluntários, incluindo uma escoteira.

A equipe recebeu a doação de 55 litros de água, 144 barras de cereais e 250 lanches, além de 3 mil pirulitos, que foram oferecidos às crianças que passaram pelo posto móvel de vacinação. Os pirulitos que sobraram serão distribuídos na ação do Dia das Crianças do Rotary Club de Araçoiaba da Serra. Durante o mês de agosto, os Postos Estratégia Saúde da Família (ESF) Araçoiabinha, Jundiacanga, Jundiaquara, Bosque, Cercado e Unidade Básica de Saúde (UBS) Alcides estão aplicando as vacinas contra poliomielite e sarampo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença viral, causada pelo vírus Polio. “Ao entrar no organismo, atinge o sistema nervoso, multiplicando-se na garganta e no intestino.  A doença causa febre, dor de cabeça, rigidez muscular e meningite nos casos mais severos. Normalmente, deixa sequelas graves, como: perda dos reflexos, dores constantes e fraquezas, além de paralisias e atrofias dos músculos, incapacitando a pessoa, que necessitará de reabilitação e cuidados especiais durante toda a vida”, adverte Dra. Matilde. O sarampo também é uma doença viral grave, causada pelo vírus Morbillivirus. É uma das principais causas de mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. “Os sintomas incluem febre e manchas vermelhas no corpo, tosse, dentre outros, podendo evoluir para pneumonia, hemorragias e lesões cerebrais que podem levar à morte”, alerta a especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here