Ponerologia é a “ciência da natureza do mal” adaptada a propósitos políticos. Vem do grego “poneros” e foi cunhada pelo psiquiatra polonês Andrzej M. Lobaczewski. Ele estudou profundamente como é que os psicopatas chegam ao poder político por meio do uso proposital da injustiça e da corrupção. Esse poder psicopata é a “patocracia”.
É o sistema de governo onde uma minoria psicopata assume o controle da vida das pessoas. Essa “patocracia” chega aos mais altos cargos políticos e, também, faz-se como referência moral e intelectual e, por isso, controla as cátedras universitárias e são tidos como “pedagogos patronos” imbatíveis na formação acadêmica de todo o sistema, levando-o ao caos. Usa um conhecimento deturpado derivado de processos de pensamentos patológicos. Impõe suas teses e métodos e a cultura é empobrecida e o caráter deformado. Lobaczewski pesquisou exaustivamente e concluiu que as pessoas “normais”, dentro desse sistema, perdem a capacidade de distinguir a verdade da mentira. Diz que estas pessoas são “inclinadas a aceitar a paralógica e a paramoral dos psicopatas e caracteropatas.
A pergunta a se fazer é: qual é a racionalidade das pessoas amar e aplaudir tais governos perversos e genocidas, recusando-se a enxergarem a verdadeira democracia e liberdade; preferindo ser domado pela classe política e intelectual totalmente psicopata? Não há evidências que façam essas pessoas acreditarem que estão sendo iludidas. Acham que só elas estão certas e são superiores moral e intelectualmente; por isso, têm o direito de abater todos que pensem contrariamente.
A elite política desses países é psicopata; por isso, incapaz de sentimentos morais, de compaixão e nem de sentir culpa. Pior: municia os liderados a despertar o mesmo sentimento nos outros, mormente no mundo acadêmico; manipulando com perfeição e sem esconder. Essa liderança política tem discurso fundado na exploração da compaixão e da culpa alheias. Os jovens são o principal alvo nas universidades e são levados a acreditar que escolhem livremente suas decisões; porém, são manipulados pela elite política psicopata. Isso é a ponerologia.
A visão de mundo acontece no processo de desenvolvimento humano dentro de uma sociedade, com os valores morais, educacionais, filosóficos, religiosos e familiares. Ninguém amadurece sem ser influenciado. A poneropatia da classe política sabe disso e a leva a sério. Pobre nação que tenha no poder psicopatas desse nível. Você ainda não percebeu a nata da ponerologia no comando político das nações? Vem vindo à realidade!