Trevas é um substantivo feminino que significa escuridão total; ausência completa de luz. Figurativamente, trevas nos traz o entendimento de algo ou alguém na ignorância; ausência de conhecimento; expressão da estupidez.
Que vivemos um período complexo, infelizmente já sabemos e não há saudosismo em afirmar. Chuvas irregulares ou intensas, queimadas, temperaturas extremas, alimentos altamente contaminados por biocidas, e a lista segue… Vivemos um período de trevas e nem escrevo sobre alterações climáticas, pois minha opinião não te ajudará a ser otimista com o futuro.
Dúvida: Você tem encontrado pessoas mal-educadas, rudes, grosseiras e sem noção na tua vida?
Fui à loja de rações comprar alguns itens para meus cães. Apenas um atendente no balcão tirava as dúvidas da cliente durante suas compras. Educadamente me reportei ao atendente, perguntando até que horas atenderiam e disse que deixaria minhas compras naquele local e logo retornaria. Imediatamente a cliente olhou para trás com expressão de raiva e desapreço, balbuciou toscas palavras que prefiro omitir. Tudo isso durou, talvez, longos 10 segundos. Inclusive, “perdendo” 10 segundos, ela ganhou vários outros minutos de plena atenção e orientação.
Trabalho há bastante tempo com pessoas, visto que estive coordenador pedagógico, atualmente funcionário público e também presidente de um loteamento residencial e poderia relatar diversas outras situações. Vivencio essa descompensação de inteligência emocional e intolerância nos relacionamentos interpessoais diariamente. Sou motociclista e sei que respeito no trânsito também é raro.
O virtual adoeceu o presencial? Perdemos a tolerância, o traquejo, a malemolência da vida social? Quais os possíveis motivos de tais raivas solitárias, fortuitas e gratuitas? Quando foi aberta a tampa desse bueiro social das incivilidades? Estou mais sensível à causa com o passar da idade, a sociedade sempre foi estúpida, tudo isso junto e mais alguns ingredientes?
Você já percebeu que o descumpridor da regra e/ou da lei sempre age da maneira que relato neste texto? O que houve com o caráter e o entendimento que qualquer indivíduo pode não concordar com um regimento, mas precisa seguí-lo?
De onde nasce esse orgulho em mostrar o desrespeito, a falta de civilidade, a ilegalidade e a ignorância? Espero que seja um ciclo social.
Dúvida: Você tem encontrado pessoas mal-educadas, rudes, grosseiras e sem noção na tua vida? Qual sua hipótese?
Participe da solução! Envolva-se! Incomoda? Então não se acomode!