Sebrae-SP ensina pequenas empresas a venderem mais usando o WhatsApp Business

App é gratuito e oferece recursos como catálogos, mensagens automáticas e etiquetas de segmentação

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WhatsAppBusiness possui diversas funcionalidades para micro e pequenas empresas (Foto: Getty Images)

O mundo exige uma comunicação cada vez mais rápida e, para quem precisa unir agilidade com aumento de vendas, o WhatsApp Business pode ser uma importante ferramenta para auxiliar no atendimento empresarial. O Sebrae-SP orienta gratuitamente as micro e pequenas empresas a utilizarem a ferramenta como mais um recurso para se relacionarem de forma humanizada com os clientes e venderem mais.
 

Por ser uma ferramenta criada para empresas, ela conta com recursos que vão desde catálogos de produtos até mensagens automatizadas, o que ajuda a otimizar o processo de vendas e proporcionar um atendimento mais eficaz.
 

O que é o WhatsApp Business?
 

O WhatsApp Business foi desenvolvido para facilitar a interação entre empresa e cliente, além de oferecer soluções que facilitam as vendas. Um dos principais diferenciais entre a versão tradicional e o Business é que, no segundo, existe a possibilidade de cadastrar um telefone fixo, o que pode ser interessante para empresas que possuem o mesmo número há muito tempo e já fazem contato com os clientes através dele.
 

Além disso, no WhatsApp Business, existe a possibilidade de se comunicar diretamente com os clientes. Através de mensagens instantâneas, a empresa pode responder dúvidas, oferecer suporte e até mesmo finalizar vendas de forma rápida e eficiente. Isso melhora a experiência do cliente e aumenta as chances de conversão.
 

Principais funcionalidades
 

A ferramenta oferece inúmeros recursos para facilitar a comunicação e torná-la mais assertiva e humanizada. O Sebrae-SP ensina empreendedores a entenderem cada uma delas e como podem ser úteis no seu negócio. A seguir, a consultora Taís Camargo e o consultor Alexandre Giraldi compartilham dicas importantes sobre a ferramenta.
 

Mensagens automáticas: As mensagens automáticas podem ser utilizadas como primeiro contato entre cliente e empresa. É uma ferramenta interessante para quem não consegue responder as mensagens assim que chegam, pois, com as respostas automáticas, é possível sinalizar ao cliente que a mensagem foi recebida e em breve será respondida. Além disso, é um recurso interessante para saudações e agradecimentos.
 

Respostas favoritas: Quem nunca se pegou respondendo a mesma coisa para vários clientes? Com o WhatsApp Business, existe a possibilidade de favoritar mensagens que são muito utilizadas, como endereço, dados bancários, horário de funcionamento e outras informações que são fixas. Esse é um recurso que poupa tempo e garante uma mensagem mais humanizada e acolhedora.
 

Etiqueta de cores: Imagine fazer a segmentação dos seus clientes pelas preferências de cada um deles? No WhatsApp Business, isso é possível! Com a etiqueta de cores, você pode separar os clientes de acordo com as preferências de cada um. Isso garante que a empresa ofereça sempre aquilo que faz mais sentido para cada cliente, tornando a comunicação mais assertiva e gerando mais vendas. Além disso, é possível fazer listas de transmissão a partir das etiquetas. Esse recurso permite enviar mensagens para vários clientes de uma única vez; entretanto, cada um deles receberá a mensagem de forma individualizada.

Catálogos
 

Outra ferramenta disponível no WhatsApp Business é o catálogo. Com esse recurso, a empresa pode catalogar todos os produtos disponíveis, além de adicionar fotos, preços e redirecionar para a finalização das vendas. Com isso, a empresa tem a oportunidade de mostrar o produto ao cliente e já responder eventuais dúvidas e perguntas através da descrição do produto.
 

Estatísticas
 

Não basta apenas conversar; é importante conferir os resultados. Por isso, o WhatsApp Business oferece estatísticas que mostram o desempenho da empresa no aplicativo. Por meio de um relatório, é possível obter dados dos últimos sete dias que mostram quantas pessoas visualizaram o perfil e o catálogo. Também oferece o desempenho, que mostra o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Além disso, mostra quantas mensagens foram recebidas na conta. Esse é um recurso fundamental para entender o desempenho do negócio e extrair informações que ajudem a melhorar a performance da empresa no aplicativo.
 

Como alavancar as vendas com o WhatsApp Business
 

Não existe fórmula mágica para vender mais com o WhatsApp Business, mas existem dicas que podem ajudar na hora de interagir com os clientes:
 

Seja comunicativo e responda rápido: o cliente interessado no seu produto busca uma resposta rápida; por isso, se esforce para corresponder às expectativas do cliente. Além disso, seja direto e humanizado, oferecendo a informação que o cliente está buscando e trate-o sempre com respeito e gentileza.
 

Esteja atento às tendências: ainda que o seu negócio não faça um novo lançamento toda semana, é importante estar antenado às tendências do mercado e do setor, oferecendo sempre novidades e compreendendo o comportamento do seu cliente.
 

Alinhe as expectativas do cliente: conheça seu cliente e saiba exatamente o que ele procura; assim será possível oferecer o melhor produto ou serviço, alinhado ao perfil de cada um.
 

Tenha cuidado ao responder perguntas delicadas: muitas vezes, quem entra em contato por WhatsApp tem dúvidas que podem ser delicadas. Seja sempre gentil ao respondê-las e não se esqueça de que tornar a mensagem clara e compreensível é o seu papel como prestador de serviço. Por isso, utilize uma linguagem adequada a cada público, seja paciente e didático.
 

Seja dedicado: tudo que visa dar retorno necessita de dedicação! Por isso, reserve um tempo para configurar o seu WhatsApp e deixá-lo com a cara da sua empresa; isso gera aproximação com os clientes.
 

Dica bônus: utilize o status! Essa é uma ótima forma de mostrar os produtos e fazer o cliente ver a sua empresa mesmo sem enviar uma mensagem direta. Aproveite e poste informações sobre promoções e novidades!
 

Pontos de atenção
 

Como em qualquer plataforma, no WhatsApp Business também existem regras que precisam ser seguidas. Por isso, fique atento ao que pode banir a sua empresa do aplicativo:
 

Leia as regras e condições de uso: nesse documento, estão disponíveis todas as informações sobre o que é ou não permitido no app.
 

Evite o spam!: quando não existe estratégia no envio das mensagens e elas são disparadas sem cuidado e atenção, os clientes podem acabar denunciando e bloqueando o número. O excesso de denúncias e bloqueios pode fazer com que a sua conta seja banida. Por isso, seja estratégico ao falar com os seus clientes.
 

Segmentos restritos: de acordo com as condições de uso do app, alguns segmentos não podem ter WhatsApp Business. Esteja atento se o seu negócio se enquadra nessa regra.
 

Como migrar para o WhatsApp Business
 

Com tantas funcionalidades e vantagens, muitas pessoas vão querer migrar para o WhatsApp Business. Mas vale prestar a atenção em alguns detalhes:
 

Dois aplicativos: você pode usar ambos os aplicativos no mesmo celular, desde que cada um tenha um número diferente.
 

Números distintos: o WhatsApp Business precisa de um número separado do WhatsApp pessoal. Se o seu celular não suporta dois números, você pode usar outro aparelho para receber a validação.
 

Transferência de dados: se quiser migrar informações da conta convencional, basta baixar o WhatsApp Business e restaurar o backup.
 

Vale ressaltar que o aplicativo é gratuito e, como já mencionado, apesar de todas as funcionalidades, é necessário dedicação e atenção durante o uso.
 

O Sebrae-SP reforça seu papel de auxiliar as micro e pequenas empresas. Acesse a live completa sobre como usar o WhatsApp Business para vender mais no canal do YouTube do Sebrae-SP: Link.

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