As ações de desenvolvimento adotadas pela Prefeitura de São José dos Campos (SP) que garantiram a certificação como a primeira cidade inteligente brasileira certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) serão apresentadas a prefeitos e gestores públicos do Estado que participam do 5.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, nos dias 17 e 18 de novembro, em Balneário Camboriú.
São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba (SP), passou a integrar um seleto grupo de localidades certificadas no mundo com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas, para cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes.
Segundo o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques Filho, palestrante confirmado no principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), as normas se referem a setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.
“Muito além da alegria por SJC ter conseguido a certificação em grau elevado, juntando-se a outras 79 cidades no mundo, o que mais nos motiva é a construção do mapa estratégico das fortalezas e oportunidades de melhoria para as próximas administrações em nossa cidade. Esse mapa estratégico é um grande legado desse trabalho e poderá conduzir a cidade a patamares muito mais elevados de entrega de serviços à população, de estruturação de novos procedimentos de trabalho e a sedimentação de uma estrutura de gestão cada vez mais responsável, eficaz, resiliente, criativa e sustentável”, observa Filho.
Para Alberto Marques, o modelo de SJC traz diversas possibilidades para que as cidades melhorem seus índices. Segundo a assessoria da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, mais de 60 delegações municipais já visitaram SJC, desde capitais e pequenas cidades, para conhecer as ações e projetos específicos que compõem o eixo de cidade inteligente.
São José dos Campos, por exemplo, é a terceira cidade mais arborizada do Brasil e vem utilizando a tecnologia para gestão e controle das árvores através de QRCode. Outro sistema voltado para questões ambientais, via satélite, auxilia a fiscalização contra desmatamento irregular, por exemplo.
Congresso – As inscrições para o 5.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas través da plataforma https://www.sympla.com.br/rcd.
Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o Congresso é direcionado sobretudo para pequenos e médios municípios por possibilitar o acesso a diversas soluções que visam melhorar a eficiência da gestão municipal, além de promover a troca de experiências entre prefeitos, gestores, servidores, especialistas e fornecedores. “O objetivo é atender à grande demanda por informações e conhecimentos a respeito de soluções e alternativas implementadas por prefeituras e disponíveis no mercado, visando dotar os municípios que participarão com conhecimentos digitais e tecnológicos, e de acordo com a realidade enfrentada nas cidades”, resume o diretor.
No evento, as Prefeituras terão acesso a diversas soluções tecnológicas disponibilizadas pelas empresas já confirmadas até o momento: 1Doc, Aprova Digital, Abase, Betha Sistemas, Dígitro, Evolution Tecnologia Funerária, Furukawa, Gove, HeadNet, IPM Sistemas, Sigma Telecom, Softplan, Topocart e VoxCity Tecnologia.
Serviço:
5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes
17 e 18 de novembro – Balneário Camboriú – SC
Local: Centro de Eventos da Univali Balneário Camboriú – Bloco 07 (5ª Avenida, 1100 – Bairro dos Municípios, Balneário Camboriú – SC)
Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de universidades/entidades: