Networking: 10 dicas para ativar seus contatos nas redes sociais e na sua agenda telefônica e obter novas oportunidades de negócios

Uma agenda telefônica com milhares de contatos e uma lista gigante de amigos nas redes sociais podem mudar sua carreira se as interações forem feitas da forma adequada

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Nos últimos dois anos o mundo passou por inúmeras mudanças, especialmente no relacionamento entre as pessoas. Do dia para a noite, os encontros presenciais foram substituídos por chamadas de vídeo ou apenas de áudio. No mundo corporativo, o home office foi a saída para que as empresas continuassem produzindo, em meio à pandemia.

Certamente você aumentou o seu número de contatos de telefone, de WhatsApp e até nas redes sociais pela necessidade do contato remoto cada vez maior. Pensando em networking, você sabe quantos contatos tem na sua agenda telefônica do celular hoje? Deste número, com quantas pessoas você conversa regularmente? Destes contatos, quantos sabem detalhes sobre sua atual atividade profissional e as conexões que deseja para o crescimento do seu negócio?

Quem fizer este exercício, certamente vai se surpreender. No mundo dos negócios, de nada vale conquistar mil, dois mil, cinco mil contatos, se não houver uma ativação periódica da sua rede de contatos, seja à procura de novas oportunidades profissionais ou novos negócios.

O consultor e especialista em networking Fábio Torres afirma que esta situação é muito comum e que as pessoas confundem contatos com conexões. “Conexão não é um simples número. É a forma como você se relaciona com as outras pessoas e como você pratica o networking, que é uma poderosa ferramenta para os profissionais alcançarem os resultados que desejam em suas carreiras e empresas”, destaca Torres.

Em um segundo exercício, veja o número de pessoas que são seus seguidores nas redes sociais e, da mesma forma, contabilize com quantas delas você tem trocado experiências. Para Fábio Torres, ter milhares de seguidores nem sempre pode ser significativo se não há interesse por estas pessoas e se o “amigo” também não se coloca à disposição para contribuir com algo relevante. “Isso não significa que você não pode adicionar nas suas redes sociais pessoas desconhecidas. Isto é um mito. O que vale é a sua disposição em dialogar, trocar experiências e conhecer novas pessoas”, explica Fábio Torres.

Para te ajudar, listamos 10 dicas para ativar seus contatos:

1) Levante a quantidade de contatos – O primeiro passo é saber quantos contatos você tem na agenda telefônica do seu celular. Ver os números salvos e a quantidade pode surpreender muita gente. Faça um levantamento, começando pelas pessoas mais próximas, como familiares e amigos, e depois siga pelas pessoas que você conheceu na carreira ou em outros contextos. 

2) Reativar contatos – Confira em sua lista quais são as pessoas que já foram mais ativas na sua rede, mas hoje estão praticamente esquecidas e também aqueles que necessitam de contatos mais constantes. Outro caminho é buscar amigos de escola, faculdade e ex-colegas do trabalho para bater um papo e se atualizar sobre eles. A que atividades se dedicam hoje?

3) Comece pelos contatos na mesma área de atuação – Para quem está ativando sua rede, depois de muito tempo sem relacionar-se, a tarefa fica mais fácil quando há interesses em comum, como, por exemplo, conversar com uma pessoa que está no mesmo segmento em que você atua. Depois siga para outras áreas correlatas ao seu negócio.

4) Como fazer a abordagem – Uma dica é pensar em uma forma que não pareça interesseira, mas que mostre sua disposição em iniciar ou até mesmo reativar uma conexão que ficou esquecida lá na agenda telefônica ou na lista de amigos das redes sociais de forma interessante. “Veja o que a pessoa descreve em suas redes, os assuntos de seu interesse e pense de que forma sua vivência profissional pode contribuir com ela e vice-versa. Tenha como objetivo, marcar uma reunião, café ou almoço entendendo como ajudar”, explica Fábio Torres.

5) Tenha confiança – Não fique com medo de chamar a pessoa para uma conversa. Invista nos encontros presenciais, marque um café ou almoço, por exemplo, com profissionais da sua área ou com quem você já trabalhou.

6) Analise cada ativação do contato – Antes de fazer a abordagem, defina quais pessoas podem ajudá-lo a fortalecer seu networking. Pode ser até mesmo um novo contato com o objetivo de que esta experiência seja rica para ambos.

7)  Dedique um tempo para fazer a manutenção de novos contatos – Você ativou sua rede, conheceu novas pessoas, gerou conexões e depois deixou os números engavetados. A conversa deve ser feita com regularidade porque corre-se o risco de novamente acumular uma rede adormecida, que fica inativa em sua agenda.

8) Mantenha-se atualizado – Consuma conteúdos da sua área, desta forma você terá mais assuntos e recursos para manter sua rede de networking ativada, o que também pode fortalecer sua autoridade no tema.

9) Não deixe de participar de eventos – Os encontros presenciais retornaram com toda a intensidade. Congressos, palestras, rodadas de conexões e seminários são locais para você fazer networking, aprofundar seu conhecimento e levar adiante os contatos realizados, interagindo com frequência. “O ideal é priorizar eventos com formato de rodada de conexões, e não rodada de negócios. No modelo da rodada de negócios, os empresários se reúnem para apenas venderem seus produtos, exaltando os benefícios deles sem se preocupar com a outra pessoa e como podem colaborar com ela. Este tipo de prática já é coisa do passado. Hoje o que tem mais resultado é cada um ouvir e contribuir com o negócio do outro em rodadas de conexões. Na primeira rodada de conexões que fizemos em Sorocaba recentemente, em uma hora e meia foram geradas mais de 240 conexões com a participação de 50 pessoas”, destaca Torres.

10) Tenha disciplina e confiança – Não desista se os primeiros contatos forem mais difíceis ou se apresentaram algum tipo de obstáculo. Também não se preocupe somente com a quantidade: o que vale é um contato feito com qualidade e que gere experiências interessantes.

Fábio Torres

“Ativar a rede de contatos é uma prática essencial para o networking e não deve ser feita apenas uma vez, deve ser uma tarefa contínua para que você possa sempre desenvolver novas e melhores oportunidades para sua carreira ou negócio, sem esquecer também de contribuir com o outro”, finaliza Fábio Torres.

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