A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que causa dores nas articulações e pode trazer sérias consequências para o organismo. Apesar disso, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência a pedido da Pfizer Brasil, mostrou que 53% das pessoas que sentem algum sintoma da doença não procuram um médico.
O estudo ainda revela que apenas 4% vão a algum médico especializado. A Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos, comenta que a automedicação, por conta das dores, pode agravar mais o problema, se não for acompanhado por um profissional adequado.
“A doença, por atingir as articulações das mãos, pode ser muito incapacitante para as atividades do dia a dia. Como consequência, algumas pessoas acabam recorrendo a anti-inflamatórios ou a outros tipos de medicamentos, porque não sabem que a causa é a artrite. Por estar se medicando sem consultar um profissional, podem camuflar a doença, dificultando o diagnóstico, que já é difícil”, comenta Matilde.
A artrite atinge mais mulheres do que homens, mas pesquisadores ainda não sabem as causas reais. A Dra. Matilde explica que o diagnóstico é feito através de exames laborais e também por imagem. “O ideal é consultar o médico o quanto antes para saber o tratamento adequado”, enfatiza.
Mas, o que é artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, ela faz com que o sistema imunológico, que defende o organismo de vírus e bactérias, ataque o colágeno das articulações. Como consequência, acontecem inflamações, inchaços, travamento e vermelhidão.
“A AR provoca além de dor e inflamação articular uma grande perda de massa muscular com consequente fadiga precoce aos movimentos. Se a pessoa perceber que pulso ou calcanhar começam a ficar doloridos, inchados, com uma dor ‘fina’ e não passa por mais de três meses ou aparece e desaparece, deve procurar um médico”, enfatiza a fisiatra.
A artrite não tem cura, mas uma vez diagnosticada, ela deve ser acompanhada por um especialista e tratada ao longo da vida. Algumas dores, porém, podem ser evitadas com uma boa alimentação, atividade física, horas adequadas de sono e evitar o estresse.
A fisiatria é uma área específica da medicina que ajuda nas programações das reabilitações e conservação de energia. Dra. Matilde conta que, atualmente, há algumas opções de tratamento. Além disso, o tratamento por conter medicamentos biológicos específicos que fazem imunossupressão e também ajudam a conter as dores.
“Os programas fisiátricos para a doença objetivamente conservação de energia, manutenção de amplitudes de movimento, fortalecimento muscular e estudo de adaptações para auxiliar nas atividades de vida diária como abrir vidros e latas de conversa, torneiras e portas”, explica a fisiatra.
Saiba mais em; www.dramatildesposito.com.br; nas redes sociais @dramatildesposito ou ligue para: (15) 3229-0202 ou WhatsApp (15) 98812-2958. O consultório da Prof.ª Dra. Matilde Sposito fica localizado na clínica Ápice Medicina Integrada, situada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP.